quinta-feira, maio 13, 2010

Covilhã veste-se para a selecção

Agitação começa a tomar conta da cidade
Se até agora os sinais de que a selecção nacional de futebol inicia na Covilhã, na próxima semana, o estágio de preparação para o Mundial, não eram muito visíveis, no final da semana passada a agitação começou a tomar conta da cidade.

Passadeiras e gradeamentos pintados, passeios arranjados, canteiros mais cuidados e a azáfama dos funcionários que fazem as alterações necessárias nos dois estádios onde a equipa das quinas vai treinar. Até ao final da última semana, esse foi o único indício da chegada dos eleitos de Carlos Queiroz.

Essas intervenções de que a cidade está a ser objecto têm sido motivo de gracejo, inclusive nas redes sociais, onde há grupos alusivos ao acolhimento da selecção. Um deles chamado “Eu vi a Covilhã ser arranjada graças à passagem da selecção”, que reúne 1200 membros no facebook. O criador faz referência, em tom humorístico, aos “cantoneiros da Câmara Municipal a "polir" seixos das rotundas, a raspar musgo de entre o passeio e o alcatrão”, à limpeza dos globos dos candeeiros, da estátua do Pêro da Covilhã e faz um apelo: “Que a nossa selecção se mude de vez para a Covilhã pois assim esta será sem dúvida a melhor cidade para se viver”.

Para já José Sario, taxista, tem notado sobretudo “aspectos negativos” quando se fala na chegada da selecção. A começar pelo “transtorno” causado pelos arranjos urbanísticos. “São as pinturas de tudo, sem sinalização, faixas cortadas e acidentes por causa disso”, queixa-se. Está satisfeito com a escolha da Covilhã. “São 15 dias em que a Covilhã vai ser noticiada em todo o lado”, antecipa. Só não tem a certeza se o retorno compensará o investimento. Quanto ao seu negócio, prevê um “aumento do serviço nocturno”.

Na barbearia Raposo, onde o futebol é todos os dias tema de conversa, o assunto selecção é também referido. “A cidade está a mexer, isso vê-se. Uns clientes são contra, outros a favor e há quem diga que devia vir mais vezes”, conta Carlos Raposo, o proprietário. A data e como se podem comprar os bilhetes para os jogos são questões muitas vezes colocadas. Enquanto corta o cabelo a mais um universitário, Raposo vai dizendo que está com a equipa das quinas e pensa levar para a barbearia um poster gigante.

Ler mais em Noticias da Covilhã

2 comentários:

Anónimo disse...

A tinta usada nas passadeiras é óptima para tudo menos pneus de carros.. não recomendo a ng travar em cima de uma passadeira sobretudo com a chuva que está...

Anónimo disse...

A tinta usada nas passadeiras serve para dar mais trabalho aos bate-chapas da nossa zona, visto que ha materias melhores para fazerem passadeiras.

É uma vergonha, é preciso vir a seleçao a nossa cidade para se fazerem remodelaçoes, no entanto eu gostava de saber o que é que eles estao a contribuir para ajudar a nossa cidade a nao ser uma invasao de pessoas e jornalistas, e uma data de acidentes pela regiao da covilhã.
Não consigo compreender...

A camara da covilhã ofereceu mais trabalho a empresa de valerio&valerio, como de costume né???
Parece ainda nao chega de dividas para a camara da covilhã, apesar da tinta nao ser muito cara he he.

Parece que a empresa de valerio tem bons trabalhadores pois trabalham ate a meia noite para concluir as famosas e boas passadeiras da covilhã.
É triste pois quando as pessoas precisam nao sao ajudadas pela camara, mas basta haver eventos deste genero para modificarem quase tudo na cidade.
viva a seleçao e que que venha mais vezes pode ser que me arrangem o caminho para casa. he he