segunda-feira, maio 11, 2009

Rampa Serra da Estrela 2009: Vitória e recorde para Faggioli na Rampa da Serra da Estrela

Depois de ter marcado uma clara supremacia no primeiro dia da Rampa Internacional de Portugal/Serra da Estrela-Cidade da Covilhã, o italiano Simone Faggioli manteve essa autoridade na segunda jornada da prova. Mas o piloto do competitivo Osella FA30 não se contentou apenas com isso, pois andou muito depressa, sobretudo na segunda subida de prova, em que recuperou um recorde que lhe pertencera, quando da sua vitória em 2003.

Depois de uma noite marcada por intensas chuvadas na Serra da Estrela, o dia amanheceu de forma distinta: um tempo agradável na zona da Covilhã mas algum nevoeiro a dificultar a visibilidade à medida que se subia na estrada para as Penhas da Saúde. Depois a chuva viria a surgir de forma intermitente, condicionando sobretudo a última tentativa, em que praticamente todos os pilotos acabaram por piorar as suas marcas.

Faggioli viria a estabelecer o novo recorde da rampa na segunda subida de prova, retirando 1,107s ao máximo que Regal estabelecera na edição do ano passado: "Fiquei muito contente por recuperar o recorde daquela que considero a prova melhor organizada de todo o Europeu. Decidi experimentar uma nova mistura de pneus, mais macia, para a primeira subida de prova de hoje, e ataquei forte para conseguir um bom tempo. Na última, a pista estava já algo húmida e escorregadia, pelo que decidi não arriscar", referiu o vencedor.

Entre os pilotos portugueses, o domínio voltou a pertencer a Pedro Salvador, que alcançou um excelente quinto lugar final: "Conseguimos resolver os problemas de travões e já obtive um tempo que me deixou mais satisfeito. A minha posição à geral foi óptima, se tivermos em conta que lutei contra pilotos com carros bem mais potentes que o meu, tendo ficado à frente de vários F3000. Foi ainda um resultado muito motivante em termos de campeonato nacional", concluiu Salvador.

Autosport

Sem comentários: