segunda-feira, maio 25, 2009

Jovens holandeses são grandes piratas

Coffee shops de Cannabis, bordéis abertos às claras e… P2P. A Holanda é o país do cliente de BitTorrent social Tribler e do site de torrents MiniNova cujo julgamento foi recentemente adiado para Junho. Quer os anti-piratas da BREIN queiram ou não, qualquer cidadão pode copiar gratuitamente discos, filmes e outros conteúdos protegidos por direitos de autor da Internet sem correr o risco de ser incomodado por isso, desde que o faça para fins exclusivamente pessoais e não comerciais.

Tendo em conta o ambiente jurídico extremamente aberto e flexível face aos downloads, não admira que os jovens holandeses adorem partilhar*. Esta é a principal conclusão que se pode retirar de um inquérito recentemente realizado pelo programa de televisão EénVandaag a 3500 jovens com idades entre os 12 e os 24 anos.

De facto, 93 por cento dos inquiridos disseram que descarregam músicas, vídeos ou jogos da Internet ao passo que somente cinco por cento destes partilhadores assumidos afirmaram utilizar serviços pagos como a loja do iTunes.

45 por cento dos inquiridos afirmaram recorrer a sites como o Pirate Bay e o MiniNova para fazerem downloads. Esta preferência dos jovens holandeses pelo protocolo de P2P é um pouco estranha se tivermos em conta que quase todos os trackers privados de BitTorrent exigem que os utilizadores contribuam com uploads de modo a poderem descarregar. Na volta, a maior parte dos partilhadores holandeses são leechers ;-) Em segundo lugar mas bastante atrás do BitTorrent vieram os newsgroups da Usenet com 15 por cento.

Quando questionados a respeito do resultado do julgamento do MiniNova que opõe o site de torrents à BREIN, apenas 15 por cento são da opinião que os anti-piratas sairão vencedores, ao passo que 45 por cento considera que o MiniNova irá conseguir ganhar. Os restantes 39 por cento afirmaram não possuir as informações necessárias para se pronunciarem sobre o assunto.

Como o Ernesto do TorrentFreak refere, este inquérito tem uma grande falha que é o facto da amostra ser enviesada. Isto porque os participantes foram contactados em fóruns e comunidades online relacionadas com tecnologia. Ora, uma amostra destas acaba por não ser representativa do conjunto da população jovem holandesa.(...)

remixtures.com

Sem comentários: