quinta-feira, maio 07, 2009

Aprovado financiamento para pousada na Serra da Estrela

A gestão do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) aprovou o financiamento para a nova pousada da Enatur na Serra da Estrela, anunciou Jorge Patrão, presidente da Entidade de Turismo local.

O investimento é de 19,66 milhões de euros e 70 por cento do valor vai ser financiado pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território, no âmbito do QREN, disse aquele responsável à Agência Lusa.

O valor inclui a recuperação e reconversão do antigo sanatório dos ferroviários da Covilhã - imponente edifício na encosta nascente da Serra da Estrela, a 1.200 metros de altitude, com vista sobre toda a região e a cinco quilómetros da cidade - e zona envolvente, instalação de equipamentos e mobiliário.

O sanatório foi construído na década de 1930 e está há muito tempo abandonado, tendo sido reconhecido como de relevante valor histórico e cultural pela Direcção-Geral de Turismo em 1996.

O projecto de Souto Moura para a sua reconversão foi revisto e «a pousada vai ter 90 quartos, mais que os inicialmente previstos», disse Jorge Patrão, acrescentando que o espaço vai ainda dispor de um spa.

«As obras de consolidação da estrutura do edifício arrancam dentro em breve. Esperemos que em 2011 a pousada esteja pronta», afirmou Jorge Patrão.

A obra tem sido adiada nas últimas décadas, por isso, disse o presidente da Entidade de Turismo da Serra da Estrela, «é a seriedade do Estado que está em causa».

«Este é um dos maiores investimentos públicos num só edifício do interior do país», sublinhou.

«A rede das Pousadas de Portugal funciona bem, com uma central de reservas própria. Não tenho dúvidas de que um mercado completamente diferente passará a vir para a região», referiu.

Ainda segundo o presidente da Entidade de Turismo da Serra da Estrela, «as obras ao longo de dois anos deverão dar emprego a mais de 100 trabalhadores».

«Quando estiver concluída, a pousada deverá criar 40 postos de trabalho, a maioria com pessoas da região», disse.

SOL

3 comentários:

Anónimo disse...

sera desta ,fico a espera

Anónimo disse...

Quando começarem a pôr o primeiro tijolo, já aquilo caíu...

Anónimo disse...

Onde é que eu já ouvi isto? Acho que vai fazer agora 5 anos!!!