quinta-feira, maio 07, 2009

Amen...

A Associação Académica da Covilhã anuncia que vai "realizar a edição de 2009 da Bênção das Pastas... no dia 9 de Maio, pelas 11 horas, no Monumento Nossa Senhora da Conceição, designado pelo Sr. Padre Luciano." - Os desvarios desta universidade pública, por definição laica, continuam a surpreender. Uma bênção, em pleno século XXI? Cabem estes vestígios escolásticos na missão da AAUBI? Influências de Bolonha?

23 comentários:

Anónimo disse...

LOLOLOL

Anónimo disse...

Realmente! Demito-me! Demita-se! Demitam-me! Peço Perdão! Não Peço! Sou Santo! Não Sou! Então quem Sou!

Anónimo disse...

Uma verdadeira cerimónia de queima de fitas, seria realmente bem melhor que a tradicional missa.

Mas para isso, é necessário incutir o espírito Académico como o de usar o traje na Academia, este que pelos vistos apenas existe para usar no dia da Benção e não nos eventos académicos como em outra académica.

Mas quando vão à queima de Coimbra ou do Porto já vão trajados. Mas nossas festas, não vela a pena.

Será que vale a pena o trabalho?

Anónimo disse...

então, mas oh artista, sugeres o quê? uma cerimonia para cada acto religioso? ou nenhuma de todo? se a coisa se chama benção, é porque é pa benzer! quem n quer, n vai...mas, podes falar com os tipos, a ver se eles fazem um Bar mitzvah das pastas, ou uma porta-a-porta pastas, para os jeovàs. e os ateus? como se amanham?...se a maioria é catolica, opah, pronto, é uma coisa catolica...aceita isso, e lança a revolução contra outra coisa qualquer. ou pronto, cala-te e vai fazer alguma de util.

famel disse...

Vão lá dizer a muitos papás que os meninos não vão ter a pasta, simbolo da futura profissão que vao exercer, benzida...
É uma questão cultural e muito dificil de alterar! Por melhores que sejam as alternativas, penso que iriam sempre queixar-se!

Anónimo disse...

há é respeito pela maioria dos colegas que são catolicos! e o presidente faz muito bem respeitar as tradições, independentemente se concorda ou não, é esse o espirito, mais uma vez parabens por o trabalho...

Anónimo disse...

A aaubi representa todos os estudantes se a maioria quer uma cerimonia religiosa não é um ateu que vai ditar regras parvas. axo muito bem, com esta noticia até parece que é o primeiro ano que vai contecer, os que lancaram isto, para ganharem dinheiro a conta das pessoas que cá vêem ja não há problema! ai não abrem os bolsos e fecham os olhos, e até são muito capazes de tomar a ostia....lol

Nádia disse...

Este tipo está colado ao PSD e à Igreja, por isso é que voltou atrás com a vontade de se demitir. Uma telenovela. Deve ter sido muito pressionado.... A AAUBI devia preocupar-se em organizar festas isso sim e esclarecer os estudantes sobre a situação actual do ensino superior, quie é muito má. Mas estes tipos só lá estao a pensar na carreira política que se segue... À quantos anos é que este anda de curso em curso?

Anónimo disse...

A AAUBI está transformada numa verdadeira comissão de FESTAS! Onde está a ajuda a tantos que não tem para pagar as propinas, e muitas vezes nem para comer! SIM é verdade, e muitas vezes onde menos se espera. Não seria mais justo a AAUBI criar um gabinete de apoio social ao estudante? E os direitos pedagógicos... e um debate sobre a verdadeira implementação de Bolanha? e uma verdadadeira e justa distribuição dos lucros... que se promete... mas que tardam em chegar! ... Basta!

Anónimo disse...

Noddy a presidente na vez de festas passamos a ver bonecos. ;)

Anónimo disse...

oh palhaço anda cá há 6 anos e já fez o mestrado! não é como tu...devias era morder a lingua, e o teu pai dar-te umas palmadas nesse rabo cheio de cotão.

Anónimo disse...

Isto realmente é uma comédia só faltava agora culparem o rey por haver bençao das pastas e n outra coisa qualquer...por favor é tradiçao sempre foi assim quem quer faz quem n quer n faz...O rapaz n é perfeito é verdade mas n o culpem de tudo...e já agora certificam-se primeiro k ele é mesmo do psd e dps critiquem... lololol aliás e mesmo que fosse n se pode ter afiniçao por um partido politico para se ser presidente duma associação???Por favor...Ja agora muitos parabens a todos os finalistas, aos que fazem a bençao e aos k n fazem...

Anónimo disse...

Não sou católico, mas respeito bastante o facto de a maioria dos estudantes da UBI o ser, e que a AAUBI tenha em conta esta realidade.

Agora, por favor, alterem é a definição de "laica" dada a esta universidade... porque, seguindo este caminho, "laica" é que ela não é!...

Unknown disse...

isto para bem, era haver uma orgia colectiva...
não havia melhor benção

ide e prucriai...

ou então fazer a reza a são baco..

ou melhor ainda acabar com a associação e vender a universidade e transferirmo-nos todos para a catolica de liboa...

ou então continuar tudo na mesma....

desde o 25 de abril que podemos dizer o que nos apetece, fazer o que nos apetece e nem precisamos de dar a cara, pomos outros a da-la, a cara, lá esta.

beijinhos para elas
e pontapes para eles....

(sou um gajo, descai-me)

Anónimo disse...

Hoje - 21:00 no BA - Confissões em Directo! Já há muitos inscritos.

Anónimo disse...

Confesso que não entendo esta celeuma toda. Quem quer, vai. Quem não quer, fica. Não é porque estamos num estado laico que deixou de existir religião em Portugal. Não é porque a universidade não é católica oficialmente que não vão fazer esta cerimónia.
Eu só sou católica no papel (eu não tive voto na matéria no dia do meu baptizado), formei-me em Lisboa e fui à bênção das pastas.
Eu não ouvi uma única palavra do que o bispo disse. Who cares??? Nesse dia, o que nós queríamos era farra!!! De manhã, enquanto o senhor bispo falava, nós acertámos as agulhas para a noite... O resto... de acordo com o que alguém disse... a minha mãe ficou muito contente por saber que a pasta foi abençoada, dorou a cermónia, guardou o folheto com os cânticos (acho eu, eu nem li aquilo) e por aí a fora... Custa muito satisfazer uma mãe?!?!

Preocupem-se com coisas mais importantes para o desenvolvimento da Universidade, em particular, e do ensino superior, em geral!!

Saudações

Luísa

Anónimo disse...

viva o teatro e todos os seus actores! um tiro a todos os religiosos (seja qual for a religiao) e de certeza que passavamos a ter um mundo melhor e mais seguro... é que por deus e pela religiao se justifica as matanças todas que existem... ja agora... quem vir por ai o tal de "senhor" ou "deus" digam-lhe la para deixar de matar tantas crianças no mundo... agradeciamos bastante...

Anónimo disse...

Não compreendo porque é que o sr. scorpio mab achou importante "postar" isto aqui.. Primeiro, a benção das pastas não é obrigatória e segundo, 90% do país é católico. (inventei a estatística mas não estará muito longe..) Se calhar pela altura em que nós falecermos isto já não será verdade, mas hoje é. Toda a gente se quer casar pela igreja, logo, toda a gente faz a primeira comunhão ou o baptismo. Ideiais religiosos à parte, se és baptizado és católico, não? se te casas pela igreja, és católico, não? (mesmo que não ligues muito à igreja)

Então por que razão a benção das pastas é algo incompreensivel, seja século XXI, XXII ou XXIII? Se as cerimónias católicas são seguidas pela esmagadora maioria do povo português, vincadamente católico, porque razão uma cerimónia católica associada à universidade é polémica? Não faz sentido porquê? alguém reparou na quantidade de pessoas que assistiram e participaram na benção? e dos alunos que não fazem benção, poucos são por razões religiosas.

Ah, já entendi.
Não é que a cerimónia seja polémica, o que os católicos fazem no seio da sua religião é lá com eles. O objectivo disto tudo é falar mal do presidente da AAUBI que divulgou o evento. Realmente.. Como se atreveu ele?...

Já agora.. Se houvesse um evento judeu (ou de outra religião) académico semelhante a este, achas que o reitor não iria apoiar ou a AAUBI não o iria divulgar? Tem juizo.. Acho que foste muito infeliz neste post.

Mar disse...

O problema não é quem quer vai, quem não quer não vai... Toda a gente ker comemorar o fim do seu curso, e no entanto se n for catolico não existem alternativas, é akilo e pronto... É interessantissimo ir-se a uma benção olhar para as arvores, para o bispo(k é tão bonito...), enquanto os colegas se benzem e recitam ladainhas, been there done that...

Anónimo disse...

o man das 2:42 passou-se... olha fui eu que escrevi aquilo. sim eu o anonimo. e nao tenho nada contra o Rey. nem o conheço. nem sou estudante. apenas sou contra os discursos como o teu. principalmente os religiosos (catolicos, judeus, hebraicos, islamitas, benfiquistas, sportiguistas, etc...). ja agora vamos voltar à inquisição. matem-nos porque nao acreditam. Sejamos livres de ser livres nas nossas escolhas. nao nos obriguem ao que nao queremos apenas porque parece bem ou mal. ja agora... tu es dos tais... vai deitar-te a um rio e morre bem longe... nao culpes ninguem: desaparece apenas... com essa opção haverá muita gente a sobriver à matança por deus... obrigado

formiga disse...

amigo das 10:31.

tem calma... como tu o dizes "Sejamos livres de ser livres nas nossas escolhas"... mesmo que elas sejam quaisquer religião... ou outra coisa qualquer.

só porque sou católico tenho de desaparecer... cada um acredita no que quer... dá-me essa liberdade...

obrigado!
QG

Anónimo disse...

entao deixem as pastas sossegadas e façam uma festa sem ser religiosa... isso sim era liberdade!

formiga disse...

não foi o que acabou por acontecer na ANIL? uma festa pos finalista sem ser religiosa?

ah e já agora... eu não fui à bênção embora fosse a minha altura.
nunca liguei a isso... para veres que mesmo católico tenho a liberdade de a fazer... ou não... isso sim, e' liberdade...

QG