Não sei se foi uma coisinha boa, mas ontem à noite aconteceu uma coisa bonita: alguns dos blogues políticos de maior expressão em Portugal retransmitiram um debate de ideias em live streaming. Blogs de todos os quadrantes políticos - escuso de os citar todos, Pedro Passos Coelho fá-lo no vídeo acima.
Se eu quisesse fazer demagogia dizia que a Plataforma Construir Ideias mostrou a sua capacidade de congregar do 5 Dias ao blogue atlântico. Mas o que verdadeiramente se passou foi que os blogues que aceitaram o convite da plataforma não aderiram ipso facto a nada: simplesmente se dispuseram a ajudar a que um esforço de reflexão fosse amplamente divulgado, sem olhar às suas próprias agendas políticas e ideológicas. Digam lá que isso não é uma coisa bonita?
...........................
Permitam-me que publique na íntegra…
…o post com o melhor rácio de lucidez por palavra escrito a propósito de política económica em Portugal nos últimos meses.
Se, num cenário puramente hipotético, estivermos perante uma crise que não se sabe quando vai acabar e se a maior parte das grandes economias estiver a seguir políticas keynesianas de estímulo à procura, o que deve fazer o governo de uma pequena economia aberta ao exterior? O governo da pequena economia deve imitar as políticas keyneasianas das grandes economias ou deve seguir uma política orçamental conservadora?
Deve seguir uma política orçamental conservadora. Se as políticas keynesianas funcionarem, então a pequena economia aberta ao exterior também beneficiará das políticas seguidas pelas grandes economias. Como bónus, a pequena economia não precisa de se endividar para pagar políticas keynesianas. Como não se sabe quando é que a crise vai acabar, uma política orçamental conservadora permite à pequena economia alguma margem de manobra no futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário