terça-feira, dezembro 30, 2008
«Portugal é reconhecido pelas minas de volfrâmio, da Panasqueira, e de cobre da Somincor, consideradas das maiores do mundo»
Minas. Portugal é reconhecido pelas minas de volfrâmio, da Panasqueira, e de cobre da Somincor, consideradas das maiores do mundo. A crise não atingiu o sector, apesar dos problemas registados nas Pirites, cujo futuro promete ser promissor
A crise está a passar ao lado do sector mineiro, e quem o diz é José Isidoro, trabalhador das Minas da Panasqueira, cuja produção de volfrâmio este ano ultrapassou as 140 toneladas previstas por mês , atingindo as 160 mil. Já Manuel Bravo, representante sindical da Fiequimetal (federação que representa várias indústrias, entre as quais a mineira), considera que a crise atingiu apenas a Pirites Alentejanas, e culpa a "má estratégia" seguida pela Lundin de ter concentrado a produção no zinco, em vez de apostar no cobre. Apesar das cotações dos minérios estarem em queda, o sector está optimista e os investimentos em curso, superiores a 230 milhões, em trabalhos de prospecção, trouxe novo fôlego à actividade mineira, sobretudo no que se refere à descoberta de novas jazidas de ouro e de prata, em Vila Real e Montemor.
A Lundin, que explora a Somincor de Neves Corvo, assina terça-feira o contrato de venda das Pirites Alentejanas, com os irmãos Martins da Martifer, que entram no sector mineiro com a garantia de que vão receber a concessão do Gavião, uma área que os mineiros dizem ser tão ou mais importante que Neves Corvo. "É uma zona riquíssima em cobre", refere Jacinto Anacleto, do Sindicato dos Mineiros. Com a exploração do Gavião as Pirites poderão transformar-se numa segunda Somincor. Manuel Pinho prometeu aos trabalhadores que a produção seria retomada em Janeiro e os empregos garantidos.
Actualmente, o sector é responsável por mais de três mil postos de trabalho e os projectos de investimento em curso vão criar mais de 700 empregos nos próximos dois anos. Até Setembro, Portugal exportou mais de 352 milhões de euros, ultrapassando o valor alcançado nos primeiros nove meses de 2007, e que se saldou em 334 milhões. Portugal exporta sobretudo volfrâmio, cobre e zinco. As Minas da Panasqueira exportam toda a sua produção, e para um único cliente, os americanos da Osram. José Isidoro não tem dúvidas em afirmar que se "a produção fosse maior, seria toda vendida". As minas da Panasqueira são as maiores produtoras de volfrâmio a nível mundial " e o minério é reconhecido pela sua qualidade".
Manuel Bravo refere que apesar da crise que se vive, e à excepção das Pirites, "não existe registo de despedimentos no sector". A Somincor tem desde Novembro a produção de zinco suspensa , mas garantiu os postos de trabalho. Fonte da empresa diz que a laboração só será retomada quando as cotas subirem para preços atractivos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário