sexta-feira, maio 30, 2008
Bom fim de semana...
Tetaro das Beiras - “Fulgor e Morte de Joaquín Murieta” de Pablo Neruda 30/31 mai08 21:30h
http://www.teatrodasbeiras.pt/
geral@teatrodasbeiras.pt
http://teatrodasbeiras.wordpress.com/
http://www.teatroartimagem.org/
Teixoso - Fotos de outrora...
UBI pode integrar projecto de investigação para AgustaWestland
Explicando que o CEIA pretende apoiar a indústria nacional, Nuno Silva argumenta que "a tecnologia é fácil de comprar hoje em dia, já o conhecimento é algo que não se compra". Daí que as parcerias com instituições de ensino superior sejam fundamentais para "potenciar projectos internacionais em Portugal, demonstrando capacidade tecnológica e de conhecimento" que irá "acrescentar valor aos produtos". Sem adiantar muitos pormenores, Nuno Silva garante que “está em análise a possibilidade de 75 engenheiros aeronáuticos portugueses trabalharem num projecto para a empresa multinacional”. "Será um grande investimento ao nível de recursos humanos, mas também de formação desses recursos", explica.
Notícia na Íntegra
"A Ultima Noite..." Dia 31 de Maio - Covilhã - Birras Bar 22h
new releases available now:
XERIÓN - "Na Busqueda do Primixenio" cass. lp - Black Metal
INFERIVM - "Demo 2008" first release from this Brutal BM band
FLAGELADÖR - "A Noite do Ceifador" - Tape Version with bonus tracks. Speed Thrash Metal
CRYSTALLINE DARKNESS - "Melancólica Nostalgia" - Black Metal
Rampa Serra da Estrela 2008 - "Boa prestação do piloto da Covilhã"
"O objectivo era treinar em Murça para estar mais adaptado ao carro aqui em casa, isso não foi possível devido aos problemas que tive, mas mesmo assim a prova correu bem e não tivemos problemas, era o objectivo principal. Consegui baixar o meu melhor tempo que tinha com o PRM em cerca de 15 segundos efectuando a melhor subida com o tempo 2m56,863 e andei mais próximo dos primeiros lugares do Nacional, o que me deixa contente.
quinta-feira, maio 29, 2008
Breves do "Notícias da Covilhã"
Serra sem túneis IC 6 e IC7 avançam | ||
29-05-2008 | NC | Região |
|
|
|
De comboio ou camioneta, vai ser mesmo preciso apoio em Moscavide Covilhã inicia embate da subida em casa | ||
O Sporting da Covilhã inicia o ataque à subida em casa, no dia 8, frente ao Olivais e Moscavide. No fim-de-semana seguinte, o jogo de Lisboa. Onde será preciso apoio a os serranos. Haja Comboio Verde ou camioneta. Num campeonato atípico, que ainda não terminou, e em que os “leões” andam a cumprir calendário | ||
29-05-2008 | João Alves | Desporto |
Em Destaque
IC 6 e IC7 avançam
Alguma imprensa regional, na última semana, avançou a notícia de que o perfil escolhido é aquele que deixa os túneis de fora, o que vai contra a intenção de vários autarcas que sempre se revelaram a favor desta solução. Paulo Campos pouco adianta, no entanto. Apenas diz que a empresa que vai fazer os projectos “já foi escolhida” e terá “10 meses” para apresentar os projectos definitivos. Por isso, em Março de 2009, o governante espera que seja possível lançar os concursos públicos para a construção destas duas importantes vias.
Mas por cá, a governadora civil do distrito de Castelo Branco, Alzira Serrasqueiro, já diz que a opção “não aos túneis” se trata de uma opção aceite “pela grande maioria dos presidentes de câmara que concordam com a solução sem túneis, para além das questões ambientais e financeiras.”
(Notícia na íntegra na edição papel)
29-05-2008 NC Região
http://www.noticiasdacovilha.pt/
Sporting Clube da Covilhã - De comboio ou camioneta, vai ser mesmo preciso apoio em Moscavide -
É em casa que, no dia 8 de Junho, começa o ataque à subida para o Covilhã. Foi isso que ditou o sorteio realizado na passada segunda-feira, 26, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, que nesse dia recebe o vencedor da série D, o Olivais e Moscavide, para uma semana mais tarde se deslocar a Lisboa, ao campo Alfredo Marques Augusto, onde ficará decidido qual o emblema a subir à Liga de Honra.
Num campeonato atípico, com um modelo competitivo muito contestado, até por quem não tem aspirações a subir, uma coisa é certa: ganhe quem ganhar, será muito injusto para qualquer um dos emblemas ficar mais um ano na Segunda Divisão Nacional. Porque tanto o Olivais, com um à vontade surpreendente, quer o Covilhã, venceram as suas séries com relativa tranquilidade, mostrando uma grande superioridade sobre os outros adversários. Daí que não se deveriam sujeitar a estas finais para tentarem uma subida de divisão que qualquer uma merecia.
Agora, depois dos muitos apelos que o presidente da direcção serrana, José Mendes, tem feito, vamos ver qual será a resposta da cidade no apoio à sua equipa para estes confrontos de campeões. No dia 8, espera-se que o Complexo Desportivo encha e que nesse encontro os serranos consigam uma vantagem confortável para o jogo da segunda mão em Olivais. Onde os covilhanenses, seja no difícil Comboio Verde, de camioneta, de carro ou mota, se deverão fazer sentir. A direcção do Covilhã tem feito contactos com a CP de modo a que fosse concretizável o célebre Comboio Verde, que fez furor nos anos 80. Mas esta empresa não se tem mostrado interessada na iniciativa, diz a direcção do Covilhã, que já está a estudar outras alternativas, como autocarros rumo a Lisboa. Nos próximos dias, mais novidades poderá haver neste âmbito.
(Notícia na íntegra na edição papel)
29-05-2008 João Alves Desporto
http://www.noticiasdacovilha.pt/
Feira da Cereja 2008, na Vila do Ferro Concelho da Covilhã
Dedicada ao mundo rural, esta Feira, cujo expoente máximo é a cereja de excelente qualidade que se produz na freguesia, não se esgota nos diversos produtos agrícolas característicos (legumes, frutas, etc.), pois, irá contar com uma diversidade e variedade de expositores.Para além dos produtos do campo, os visitantes poderão visitar o Parque de Gado, onde estarão em exposição vacas, cabras, ovelhas e cavalos, que fazem as delícias de crianças e adultos.
Ainda na vertente rural, irá realizar-se uma garraiada, no sábado de tarde, que proporcionará momentos de descontracção e divertimento, quer aos afoitos participantes quer à assistência.
Realizar-se-á uma exposição de tractores e máquinas agrícolas, onde se poderá encontrar tudo o que é indispensável para a realização de um bom desempenho agrícola.
No entanto, e porque esta Feira é um evento abrangente, haverá uma área maior dedicada à exposição de automóveis, devido ao aumento do número de expositores participantes.Esta Feira é também um forte veículo de divulgação da cultura popular e das nossas tradições, o que poderá ser constatado pela presença dos diversos ranchos folclóricos, grupos de bombos, acordeonistas e grupo de cavaquinhos garantidos para assegurar uma animação cultural e musical de qualidade.
Este ano a Junta de Freguesia pretendeu internacionalizar esta feira, e nesse âmbito, porque as tradições serão sempre, necessariamente, acompanhadas de inovações, a Feira contará na noite de Sábado com um magnífico espectáculo Flamenco e Danças Sevilhanas, que trará até nós outras musicalidades, tão próximas mas ao mesmo tempo tão distantes.
PROKTU 2008
31 de maio
17h - pav. oriental
chegada dos alunos de erasmus que estudam em portugal
18h - 21h
actividades radicais
22h
desfile de moda
23h
humble+fitacola+mamboo team dubers
dj yoz+vj bit byte and bob
2 a 4 de junho
exposição de pintura abstracta do pintor david angelo
dia 2 na fac. ciencias da saude
dia 3 na faculdade de ciencias sociais e humanas
dia 4 na faculdade de artes e letras
2 a 12 de junho
exposição de fotografia - covilhã: os locais e as gentes
serra shopping e na sede na aaubi
4 de junho - bar académico
quarta feira negra
20h - churrascada e imperial a 0.4€ para trajados
21.30 -festival com todas as tunas ubianas
7 de junho - bar académico - dia das etnias
20h - comida tradicional e experimental
22h - concerto de musica africana
02h - tranfer to espaço covilhã
11 de junho - bar académico
conferencia:
internacionalização: como tu vês, como eu vejo, como nós vemos...
12 de junho - pav. oriental
23h - fools die+lobster+ if lucy fell
http://proktu.blogspot.com/
quarta-feira, maio 28, 2008
E vão 4!!!
A todos os nossos clientes o nosso obrigado! Continuamos a contar convosco, pois este blog também é feito por vocês! Um abraço especial para todos os covilhanenses que nos têm apoiado ao longo destes 4 anos!
E agora venham de lá esses parabéns seus conas da mãe!
Presidente e Vereadores muito sensíveis...
"Foi feita justiça", reagiu Jorge Fael, deputado municipal do PCP e um dos arguidos, depois de ouvir a sentença. Aos dirigentes era ainda pedido o pagamento de uma indemnização no valor total de 30.000 euros, sendo 6.000 por cada queixoso, cinco no total. “Onde a política é má, sempre se recorreu à justiça para que esta actue no seu lugar”, referiu o comunista, citando o escritor Pablo Neruda. "E a justiça actuou e bem, porque absolveu-nos de uma acusação injusta e inaceitável, num processo que estava perdido à partida", disse ontem à saída do tribunal.
A acusação, que o dirigente descreve como "uma tentativa de calar, condicionar e intimidar a actividade do PCP", está relacionada com a venda de 49 por cento da Águas da Covilhã (AdC). O PCP contestou a medida com cartazes em que contestava o negócio, usando o termo "negociata", a partir do qual nasceu o processo movido pelos eleitos social-democratas – nenhum compareceu ontem na leitura da sentença.
"Nunca em circunstância alguma o PCP Covilhã quis ofender quem quer que fosse", garantiu Jorge Fael. “Esta decisão é mais uma lição para a Câmara e para a maioria que a governa, uma mensagem clara de que a arrogância, prepotência e autoritarismo, que a caracteriza, tem limites". Contactado pelo Diário XXI, o presidente da Câmara da Covilhã não quis prestar declarações sobre o assunto.
TRÊS QUEIXAS SEM RAZÃO, DIZ A JUSTIÇA
É a terceira vez que a Justiça não dá razão a queixas por difamação desencadeadas pela maioria PSD na Câmara da Covilhã. A 22 de Abril, o Tribunal da Covilhã decidiu não levar a julgamento Bruno Pereira, do Bloco de Esquerda, pronunciado pelo Ministério Público pelo crime de difamação. Em causa, o facto de ter dito que o processo de escolha do parceiro privado na AdC estava “viciado” classificando-o de “marosca pública”.
Uma primeira decisão de não pronuncia do Tribunal da Covilhã tinha sido tomada uma semana antes. Bruno Pereira era acusado de difamação por ter chamado “cobarde” ao presidente da Câmara da Covilhã.
Diário XXI
Orquestra do LIXO - Domingo Dia 1 - 14:00 - Jardim Público
“ORQUESTRA DO LIXO” - Actividade que visa a construção de instrumentos musicais a partir de matérias recicláveis, vulgo “Lixo”. O projecto encontra-se dentro do plano de actividades da Escola de Música – Escola de Valores e Talentos da Banda da Covilhã. O projecto incentiva a criatividade e a experimentação, fortalecendo ao mesmo tempo a vontade de aprender e aumentado a auto-estima pessoal. O manuseamento de materiais, a construção de instrumentos e a sua interacção musical constitui um suporte pedagógico importante. Por outro lado, os conteúdos não específicos da música nesta situação contribuem para uma maior socialização e desenvolvimento motor das crianças. Os materiais para a construção dos instrumentos são diversos (podendo ser trazidos pelos participantes) e podem ser: latas, tubos, caixas, caricas, garrafas, garrafões, cascas de nozes, cabos de vassoura, canos PVC, baldes, vidro, etc…No final da actividade e com os instrumentos construídos formar-se-á a “Orquestra do Lixo”. Actividade com início às 14:00h. Traga o seu "LIXO" e junte-se a nós!
"IMPRENSA" - REGIÃO DE TURISMO DA SERRA DE ESTRELA FOI EXTINTA !
Serra da Estrela passa a Pólo de Desenvolvimento Turístico, integrado na Área Regional de Turismo do Centro,
gerida a partir de Coimbra
EVOLUÇÃO ou REGRESSÃO ?
A Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) teve o seu fim. Foi no dia 10 de Abril (deste ano), na sequência da publicação apresentada no Diário da República que veio alterar o regime jurídico das áreas regionais do turismo.
Foi com a chegada da nova legislação, que as Áreas Regionais passaram a ser só cinco, coincidentes com as NUTS II - Norte, Centro (gerida a partir de Coimbra), Lisboa, Alentejo e Algarve.
A principal novidade a acrescentar a este nova tematica prende-se com a criação de seis novos Pólos de Desenvolvimento Turístico, integrados nas Áreas Regionais. A estes organismos vai competir, segundo a tutela, a valorização turística e o aproveitamento sustentado dos recursos turísticos das respectivas áreas.
Ao que parece, o governo tenta justificar esta nova medida alegando a necessidade de "dotar os organismos públicos, na área do turismo, das competências indispensáveis à afirmação de Portugal enquanto um dos principais destinos turísticos europeus".
O Pólo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela
Com a entrada em vigor da nova legislação, o Pólo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela passa a integrar os municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia (Serra da Estrela), Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso (Beira Interior Norte) e Belmonte, Covilhã e Fundão (Cova da Beira).
Já agora, vale a pena pensar nisto ...
.........................................
Foi criada uma comissão instaladora para dar andamento ao processo de organização e eleição dos órgão. Integram esta comissão, o actual presidente da RTSE, o presidente da comissão vitivinícula da Beira Interior, a Turistrela, um município indicado pela respectiva associação nacional e um representante do secretário de estado do turismo. Para Jorge Patrão a criação da entidade regional da Serra da Estrela é uma batalha ganha. Uma luta que de acordo com este responsável não contou “ nem com os governos civis, nem com partidos da região, tendo havido demissões nas concelhias devido a este facto. E que não ganhou, não se vai juntar à festa porque enquanto aqui estiver não permito.”
Uma das principais consequências da nova organização jurídica é “o reforço da promoção desta região. Neste decreto a Serra da Estrela é um polo de entidade regional.”
Radiocovadabeira
Serra da Estrela passa a Pólo de Desenvolvimento Turístico, integrado na Área Regional de Turismo do Centro, gerida a partir de Coimbra. Região de Turismo da Serra da Estrela foi extinta.
(...)Com a chegada da nova legislação, passam a existir apenas cinco Áreas Regionais, coincidentes com as Nomenclaturas das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos de Nível II (NUTS II) - Norte, Centro (gerida a partir de Coimbra), Lisboa, Alentejo e Algarve. A novidade é a criação de seis Pólos de Desenvolvimento Turístico, integrados nas áreas regionais. A Serra da Estrela, a par do Douro, Leiria-Fátima, Oeste, Litoral Alentejano e Alqueva são as zonas que receberam a nova designação. A estes organismos vai competir, segundo a tutela, a valorização turística e o aproveitamento sustentado dos recursos turísticos das respectivas áreas.(...)
terça-feira, maio 27, 2008
Team Judas Present's@TIAGO SOUSA & João Correia + Mariana Ricardo 4 de Junho (quarta-feira) | Cabaret Maxime | 22h30 | 6€
Tiago Sousa,
músico Barreirense, auto didacta, desde de tenra idade cultiva o gosto pela música e pelo Piano em particular. A sua avó, professora de piano, sempre o incentivou a tocar e embora o estudo não fosse a sua predilecção no seu inconsciente mantêm-se as horas a fio de música clássica, consumida de forma espontânea e pouco académica e que o leva a uma abordagem intuitiva. Não se considera pianista.
João Correia,
músico Lisboeta, passou grande parte da sua adolescência a tocar e a consumir música, mais tarde ingressou no Hot Club para assentar conhecimentos. Desenvolveu então todas as suas capacidades e neste momento apresenta-se como um músico de uma maturidade e criatividade incríveis. Além deste novo duo faz parte dos seguintes colectivos SAUMIK , Tape JUNk, Groove 4tet, Bruno Pernadas Ensemble, Coolective, Walter Benjamin, No Machine, The Shortcuts and Ferloscardo.
Juntos abordam o já extenso reportório que Tiago Sousa tem vindo a desenvolver desde de 2006 de onde já fazem parte Crepúsculo, Noite/Nuit, e recentemente The Western Lands editado na editora alemã Resting Bell.
A sua abordagem encontra inspiração na música de Erik Satie ou Federico Mompou, pela simplicidade e trabalho em formato de "canção", com a velha escola de minimalistas de Terry Riley, Tony Conrad ou Charlemagne Palestine, pela vontade de explorar as capacidades acústicas do Piano ou as capacidades hipnóticas do Drone, com a escola de guitarristas de John Fahey ou Robbie Basho, na sua abordagem a esse instrumento. Constrói música com um intuito narrativo, como é bom exemplo o seu último álbum, inspirado pelo livro de William S. Burroughs – The Western Lands. Tiago Sousa é um devoto à música, sem qualquer pretensão elitista, edita em cd-r ou on line, sem qualquer pudor e toca onde a sua música o levar, seja um café, uma galeria de arte, ou uma sala de concertos rock. Da sua lista de concertos figuram locais tão distintos como Galeria Zé Dos Bois, o Music Box, o Heliogàbal em Barcelona, as Livrarias Trama e Braço de Prata ou o Museu de Olaria em Barcelos.
Antes de se apresentar na 1ª parte do concerto de Shannon Wright na sua passagem por Lisboa, Tiago Sousa e João Correia propõem uma abordagem que junta o piano e a bateria, um formato pouco esperado, onde também há lugar para explorarem o reportório de guitarra.
O disco em:
http://www.digitalisindustries.com/foxyd/reviews.php?which=3427
www.myspace.com/tiagosousa
www.merzbau-label.org/tiagosous
www.virb.com/tiagosousa
Mariana Ricardo, nasceu em 1980 em Lisboa. Entre 1994 e 2001 tocou com os Pinhead Society, Velveteen e Lee and me. Toca actualmente com München e Rock Group Tiger. Compôs as bandas sonoras dos filmes "Xavier" e "Quatro Copas" de Manuel Mozos (2002 e 2007, respectivamente) e de "A Cara que Mereces" de Miguel Gomes (2004). Em 2007 assinou a Direcção Musical do filme "Aquele Querido Mês de Agosto" de Miguel Gomes. Entre todos estes afazeres, Mariana Ricardo tem tempo de fazer música delicada e intimista com ukuleles, pianos subtis e outras traquitanas com cordas. Belo.
www.myspace.com/marianaricardo
___________________________________________
http://www.team.jud.as
http://www.myspace.com/teamjudas
(+351) 964188865 | (+351) 962867409