sexta-feira, fevereiro 01, 2008

E tu já comeste maçã hoje?

Maçãs das Beiras previnem cancros

A maçã Bravo Esmolfe e outras autóctones das Beiras são as mais indicadas para prevenir alguns cancros e doenças cardiovasculares, segundo um estudo encomendado pela Cooperativa Agrícola de Mangualde (CAM), hoje revelado. O trabalho científico vai dar origem a um livro e a uma campanha promocional do fruto.

Segundo o trabalho do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM), em colaboração com outras entidades, as espécies naturais da região fazem melhor à saúde que outras variedades mais plantadas (mesmo nas Beiras) e que dominam o mercado.
"Pretendíamos fazer um levantamento das espécies autóctones, algumas abandonadas ao longo das décadas, quando nos deparámos com estes resultados espantosos", explicou António Campos, dirigente da CAM, à Agência Lusa.

Aquele responsável falava antes de uma sessão de apresentação do projecto na Faculdade de Ciências da Saúde da Covilhã e que sexta-feira se repete às 14:00, na Estação Agrária de Viseu.

Maçãs Bravo Esmolfe, Malápio Fino, Malápio da Serra ou Pêro Pipo, todas autóctones das Beiras, têm muito maior concentração de compostos activos (polifenóis e fibras) e elevado poder antioxidante que as Golden, Starking, Fuji, Gala Galaxy ou Reineta Parda.

Kaminhos

Sem comentários: