quarta-feira, dezembro 13, 2006

Continua julgamento de caso de blogue

Está marcada para hoje, às 9h30 no Tribunal da Covilhã, a terceira sessão do julgamento do alegado autor do blogue satírico “Chicken Charles”, de autoria anónima e que visa o presidente da Câmara da Covilhã. David Duarte, de 29 anos, designer e residente na vila da Boidobra, junto à cidade, é acusado de difamação e calúnia numa queixa-crime movida pelo autarca da Covilhã, Carlos Pinto.
Na primeira sessão, o edil diz ter sido alvo da maior ofensa da sua vida política, enquanto o réu diz ser um bode expiatório num caso com o qual não está relacionado, segundo disse na segunda sessão.
Segundo a acusação, o correio electrónico do blog (chickencharles@iol.pt) foi criado a partir do endereço IP do computador de casa do réu, o que levou a que fosse indiciado pelo Ministério Público. No entanto, a defesa alega que o acesso ao e-mail não prova a autoria do blogue e, por outro, que o acesso à Internet da casa de David Duarte serve mais que um computador e tem vários utilizadores. O próprio disse também negligenciar a segurança do seu acesso à Internet, deixando a ideia de que alguém o podia ter utilizado.
Boa parte da última sessão foi ocupada com esclarecimentos de ordem técnica sobre a tecnologia de acesso à Internet e criação de blogues solicitados pela acusação.


Diário XXI

Sem comentários: