terça-feira, novembro 29, 2005

A terra dos conas da mãe...


O máfia El Touché volta à carga com os temas de sempre, mas sinceramente acho que já não vale a pena andar a gastar tempo com essa porcaria. Temos a cidade que temos e temos o país e os políticos que merecemos. Alguém há-de votar nestes tipos. Mas quem será? Serão agora os industriais, os patos bravos? Uns estão a desaparecer e os outros serão em número muito limitado. Então, de uma maioria tão grande quem será. Vamos primeiro observar qual o perfil da maioria da população desta Cova Nostra.
O velhinho surge logo no topo da lista. As reformas pequenas, a saúde inacessível, a economia da cidade toda lixada, mas que interessa essa merda se a rotunda até está bonita e a merda dos bilhetes de autocarro são a borliú. Os outros pormenores são indiferentes: se os jovens têm cada vez menos possibilidades de se fixar, se as casas são cada vez mais caras fruto de uma especulação imobiliária descontrolada, se o estacionamento está difícil e caro, se as rotundas são caras, se os acessos estão cada vez mais lotados, se o gajo é corrupto, isso são tudo pormenores, o que interessa é ter os bilhetes do autocarro e um jantarzito de vez em quando. O problema nisto é a matemática analítica. Existe uma merda chamada de limite, e a melhor forma de verificar se o que se analisa é bom ou mau é ver a merda do limite. No limite, os jovens deixam de se fixar aqui e os velhinhos estão lixados, acabam os transportes, os hospitais (ou teremos caquéticos a consultar esclerosados!)... porque a população activa não está por aqui.
A seguir surge o funcionário da Câmara ou das empresas Municipais. E para esses então o borrifanço é ainda maior. Interessa é termos cá o nosso, começar o fim-de-semana sexta à hora de almoço e fazermos uns favores a serem pagos em altura mais importante. Se o resto está lixado não interessa, eu estou bem. O problema que se coloca é também o do limite. No limite, ninguém paga as contribuições autarquicas (similares às zonas mais caras do país), ninguém constroi, caga ou bebe água e vão todos passear. Fodido, não é?
Agora os presidentes, patos bravos, vereadores e amigos, são espertos. Esses realmente enchem-se de guito e quando isto estiver completamente lixado já vão estar ao fresco. Inqualificáveis são os míopes que apenas vêem o seu umbigo mas que vão ficar, a prazo, muito lixados, porque esses não se vão mudar para outro lugar.
Caro El Touché, das pessoas com quem falas não haverá uma que não tenha conhecimento das negociatas destes gajos, mas alguns vão lá por a cruz no dia da verdade. Porque se tornou indiferente se os políticos falam verdade ou não. Honra e honestidade só já é para alguns burros onde modestamente me incluo que estão presos a coisas do passado: valores. De resto a malta está-se a cagar e não quer é ver a merda em que está metido.

Sem comentários: