sexta-feira, setembro 18, 2009

Evento: TWINTAR_"PLANSHISTER"_Moagem


O quê: Concert
Início: Sunday, 25 de Outubro às 21:30
Fim: Sunday, 25 de Outubro às 22:30
Onde: A Moagem

TWINTAR | Albrecht Loops e José Miguel Pinto

O Twintar tem a particularidade de não ser controlado por qualquer um dos intervenientes. A previsão do que irá acontecer quando se manipula o instrumento não existe deixando ao músico uma matriz flutuante para operar em que o jogo é feito com intervalos relativos e não exactos. Este instrumento tem como base estudos nos comprimentos de corda e a amplificação das mesmas e é influenciado pelos trabalhos de Harry Partch, Hans Reichel e Glenn Branca.

Ficha Técnica
autoria > albrecht loops
músicos > albrecht loops, josé miguel pinto
concepção e construção do instrumento > albrecht loops

Biografia: Albrecht Loops

Nasceu em 67. Autodidacta. Frequentou workshops na área da música improvisada com Carlos Zíngaro, Peter Kowald, Nuno Rebelo, Gunter Muller e John Zorn, e na área da dança e novas tecnologias com Sarah Rubidge e John-Marc Gowans. Tem o Curso de Construção de Instrumentos Tradicionais Portugueses ministrado por Fernando Meireles (95/96). Compositor de bandas sonoras para teatro, dança, performance, cinema e vídeo, trabalhou com Dato de Weerd, Paulo Lisboa, António Feio, Nuno Cardoso, Paulo Castro, José Wallenstein e Rui Nunes, entre outros. Participa ao vivo como improvisador e performer.

Gravou “Capítulo Primeiro” e “Oscilante”, com os Gabardine 12, e “Tails Out”, com os Deadly Gas. A solo gravou “Alkaline-low” / colectânea Way Out New Music From Portugal, “Cargo – 1ª parte: tensor” / colectânea Indiferença, e compilação de temas de bandas sonoras para Visões Úteis, editado conjuntamente com o livro comemorativo dos 5 anos da companhia. Em Junho 2002 lançou o CD intitulado “Coiso” gravado ao vivo no Teatro Nacional S. João em Julho 2001. Construtor de instrumentos alternativos. Explorador de sistemas interactivos entre dança e música É director artístico e organizador do Co-Lab, festival internacional de música experimental / improvisada.

Sem comentários: