A inauguração da ponte pedonal da Carpinteira foi digna de uma produção hollywoodesca: uma multidão de curiosos, muitos convidados, música ambiente, balões e um enorme tapete vermelho em toda a extensão da ponte para receber todos os que quiseram pisar pela primeira vez esta que, nas palavras do presidente da Câmara da Covilhã, será um ex-líbris da cidade e uma obra de referência do país.
Mais um concelho da Beira Interior dizimado pelas chamas. “Além de sermos pobres isto ainda nos chegou”, desabafa alguém. Os poucos bens transformados em fumo, em cinza. O Sabugal sofreu e tenta reerguer-se. Mas as feridas estão abertas... na paisagem e na alma das gentes.
Em casa sempre a usaram e no trabalho exerciam funções de produção. Cinquenta e cinco anos depois, revisitam-se memórias de quem deu o seu contributo para o sucesso e liderança da Farinha Branca de Neve. Foram muitos os que acorreram no sábado à festa de aniversário da Farinha Branca de Neve. Presentes estiveram ex-trabalhadores, trabalhadores, consumidores de todo o país e naturalmente os alcainenses.
O Bloco de Esquerda foi a terceira força política do distrito de Castelo Branco nas recentes eleições europeias. Serra dos Reis, cabeça-de-lista do BE, também candidato à Câmara da Covilhã, considera que eleger um deputado seria óptimo, mas consolidar a terceira posição no distrito já seria uma vitória. Assume-se como defensor da regionalização e de uma democracia participativa
“Um escândalo, revelador da inoperância do governo”. É assim que o presidente da Câmara da Covilhã (CMC) vê o atraso de ano e meio sobre a assinatura do contrato de concessão para a construção da Central de Biomassa, prevista para o parque industrial do Tortosendo. A estrutura de aproveitamento de biomassa florestal representaria um investimento superior a 30 milhões de euros e poderia criar cerca de uma centena de postos de trabalho, mas o dossier permanece parado no Ministério da Economia, acusa o presidente da CMC. Carlos Pinto pediu esclarecimentos ao ministro da tutela, aquando da deslocação de Teixeira dos Santos à empresa Fitcom. O autarca do PSD já tinha feito o mesmo, quando a pasta da economia estava nas mãos de Manuel Pinho. Recordo que em Outubro de 2007, o consórcio Somague, Fomentinvest,Sobien e o BES, ganharam o concurso aberto para a atribuição de uma central de 10 MVA.
Por: Dulce Gabriel
Ficheiros para Download
Carlos Pinto- presidente da CMC
..................
njornaldofundao.pt
..................
njornaldofundao.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário