quinta-feira, setembro 03, 2009

Breves do "Jornal do Fundão"

foto


Durou quatro dias o violento incêndio que consumiu uma vasta átrea de pinhal, mato e campos agrícolas no concelho do Sabugal. Povoações de Sortelha, Urgueira, Aldeia de Santo António, Alagoas, Santo Estêvão, Moita, Casteleiro, Quintas do Anascer, Terreiro das Bruxas, Baraçal, Vila do Touro e Pega, entre outras, viveram autêntico "inferno".

Até ao final do primeiro semestre de 2010 os projectos relativamente às concessões rodoviárias da Serra da Estrela e do Tejo Internacional (Castelo Branco/ /Monfortinho) devem estar concluídos e lançados em concurso público internacional em regime de parceria público-privado. A decisão foi tomada recentemente pelo Governo.

Continua internado no Lar da Misericórdia de Alpedrinha o cidadão francês que há mais de uma semana protagonizava um autêntico caso social com implicações na saúde pública da aldeia de Monte Leal, em Vale de Prazeres. Ninguém sabe, ao certo, quantos anos viveu o francês Robert Furon numa habitação sem água nem luz e atolado em lixo.

Eles foram com Agosto. Aldeias da Beira voltam a ter o silêncio como companhia. O Inverno também é estado de alma. O abraço do despovoamento voltou às ruas onde antes se expandia a alegria. As portas fecharam-se, as janelas cerraram-se. Uma viagem do JF ao fim do Verão.


O CDS-PP apresenta como cabeça-de-lista às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Castelo Branco o líder da sua distrital, o médico Próspero dos Santos. Em entrevista ao JF e à RJF, o leque dos temas abre-se entre os investimentos, o despovoamento, a saúde, as acessibilidades e os anseios de um partido que elegeu pela última vez um deputado no distrito em 1983.


O Sp. Covilhã e o treinador João Eusébio chegaram a acordo esta terça-feira para a rescisão de contrato. Os maus resultados e, sobretudo, o mau ambiente vivido no seio da equipa levaram a esta decisão, que foi tomada de mútuo acordo. Luciano e Joanito orientam agora a equipa.



Depois de ter sido anunciado que os adjuntos Luciano e Joanito comandariam interinamente a equipa do Sp. Covilhã depois da saída do treinador João Eusébio, sabe-se agora que, afinal, será João Salcedas a dirigir a equipa, até porque no Sp. Covilhã só ele tem habilitações para envergar a braçadeira no banco. O actual secretário técnico do Covilhã volta a um cargo que já ocupou em 2005/2006, tendo depois saído do clube rumo aos Açores. Salcedas já orientou o treino desta quarta-feira e estará no banco no domingo, na partida frente ao Estoril. Resta saber se a situação é temporária ou definitiva.


Em Destak



A Covilhã vai ter a partir de domingo uma das pontes pedonais ( Vídeo ) mais altas do país, anunciou a autarquia, revelando que a estrutura está 52 metros acima da Ribeira da Carpinteira, o equivalente a um edifício de 17 andares.

A ponte liga a Rua Marquês d’Ávila e Bolama, que atravessa o centro da Covilhã, e o Bairro dos Penedos Altos, uma das principais zonas residências da cidade.

Com a nova travessia, torna-se mais fácil atravessar o vale recortado que acolheu a indústria de lanifícios da cidade e a câmara local espera ter mais pessoas a andar a pé.

A estrutura faz parte do Plano de Mobilidade da Cidade da Covilhã para “aproximar os bairros residenciais que compõem o núcleo urbano e facilitar a circulação dos munícipes através de espaços pedonais, dispensando o recurso aos transportes públicos”.

O presidente da autarquia, Carlos Pinto, acredita que a Ponte sobre a Ribeira da Carpinteira será “um ex-libris da cidade” e um “ponto de visita obrigatório”.

O investimento rondou os três milhões de euros e a ponte - cujo tabuleiro é constituído por uma estrutura em aço - foi projectada pelo arquitecto Carrilho da Graça e tem uma extensão de 220 metros.

O Plano de Mobilidade inclui ainda a instalação de elevadores para o Jardim Público, numa das extremidades da nova ponte, e de um outro ascensor na Goldra.

“A cidade terá uma rede profundamente inovadora neste domínio”, disse Carlos Pinto.

A inauguração da Ponte sobre a Ribeira da Carpinteira está marcada para domingo, às 18.30.

Sem comentários: