quarta-feira, dezembro 10, 2008

Acção de Contestação dia 11 de Dezembro - Serra da Estrela


Nota de IMPRENSA
DIA INTERNACIONAL DA MONTANHA
(11 DE DEZEMBRO)
O Turismo INSUSTENTÁVEL no Parque "Natural" da Serra da Estrela

Reconhecendo inequivocamente, os ainda inqualificáveis atentados ambientais existentes na área protegida da Serra da Estrela, constatando a genuína falta de vontade política e empresarial para a resolução efectiva dos mesmos (inclusive fomentando o seu agravamento), temendo a concretização de "melhoramentos", ampliações e implementação de alguns novos projectos meramente orientados numa perspectiva economicista que, para além de agravarem os impactes ambientais que ocorrem neste singular, frágil e belo território de montanha, não trarão certamente, retornos económicos justos à população local e desconsideram os visitantes e turistas que apreciam e defendem verdadeiramente a natureza; demonstrarei, neste DIA INTERNACIONAL DA MONTANHA (11 DE DEZEMBRO) este meu descontentamento junto ao CIT (Centro de Interpretação da TORRE) ou junto a sede do PNSE na eventualidade de mau tempo.

Note-se que um Centro de Interpretação é um equipamento de enorme importância e valor para dar a conhecer os valores de uma área protegida. Contudo, CI na Torre, foi e é, no mínimo, um incompreensível, inconsequente e paradoxal erro estratégico, pondo cada vez mais em causa a verdadeira resolução dos problemas na TORRE, inclusive agravando-os, contribuindo assim a hipotecar, um genuíno e ansiado futuro de Desenvolvimento Sustentável para AP da Serra da Estrela.

Dia: 11 de Dezembro 2008

Local: junto ao CIT (Centro de Interpretação da Torre), ou na eminência de mau tempo, junto da própria sede do PNSEem Manteigas

Hora: entre as 9.00 e 16.30.

Estarei presente com um faixa e distribuirei comunicado/folhetos aos presentes. Em data próxima será lançado "Comunicado".

Nota Importante: Sendo o tráfego automóvel um dos principais factores na origem do Turismo INSUSTENTÁVEL na área Protegida da Serra da Estrela, enviam-se alguns links de programas que se consideram como de importante referência no que se refere a boas práticas de Mobilidade Sustentável em regiões de montanha com procura turistica. A SE, à sua escala e realidade, também, inequivocamente deveria seguir estes exemplos de boas práticas, e não continuar a hipotecar, sob o capricho dos empresários e visitantes "curiosos" sem um minímo de interesse e civísmo pela SE, os valores naturais, paisagísticos e culturais desta singular área protegida Nacional.

Luis Avelar - 961122437

Sem comentários: