segunda-feira, novembro 10, 2008

A Minha Janela para a Cova #18

(clique para aumentar)

2 comentários:

TPais disse...

Duas fotografias muitissimo interessantes!!Mostram dois enquadramentos da Serra da Estrela bastante disitintos!Parabens ao autor

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Tiago,

Agradeço os parabéns. Esta é uma obsessão que tenho...Fotografar a nossa Serra; e já a fotografei de pontos bem longínquos, mesmo os pontos limite de onde é possível observá-la: do Caramulo (a Oeste), do Marão (a Norte) ou de S. Mamede (a Sul).
Infelizmente, algumas destas fotos ainda foram tiradas antes do advento do digital ou em dias sem grande visibilidade.
Por exemplo, nunca consegui uma boa fotografia da Serra a partir de Sortelha, de onde se observa toda a vertente leste.

Também me faltou a "sorte", ou o talento, quando fui à Peña de Francia e a Gredos. E aqui, infelizmente e dada a distância, não se pode voltar "todos os dias", apenas para tirar uma foto.

Em relação a estas duas imagens, elas mostram dois dos meus enquadramentos preferidos da Serra: a primeira, a partir da zona de Peraboa, de onde tens a percepção de todo o desnível do maciço montanhoso, desde os 450 m do vale do Zêzere até aos quase 2 000 m da Torre; a segunda, a partir da Portela de Alpedrinha, abarca um panorama fabuloso; aliás, este é um dos meus sítios preferidos em Portugal, dado o contraste da paisagem.
O nosso maior geógrafo, Orlando Ribeiro, dizia mesmo que a Portela de Alpedrinha era dos poucos sítios em Portugal, onde se podia observar o contraste entre o "Norte" e o "Sul".
(Não sei se já reparaste, mas no interior do "Continente" da Covilhã está uma fotografia fabulosa tirada da Gardunha para Norte; como fabulosas são as fotos da nosso região que estão num livro recentemente editado, apenas com fotografias aéreas de Portugal).

Abraço.

P.s. - Já agora, que falamos da Serra da Estrela, gostei muito das tuas palavras, em nome dos "Amigos da SE", no programa "Biosfera", a propósito da discussão pública do Plano de Ordenamento do PNSE.