Este movimento nasceu em Dezembro de 2006, com o objectivo de angariar fundos para 3 instituições de solidariedade, do concelho da Covilhã, que dão apoio a crianças desfavorecidas: Casa do Menino Jesus, Instituto Jesus Maria José e Fundação Anita Pina Calado. Para o efeito, foi organizado um desfile de moda, que contou com a colaboração de 53 lojas e empresas da região e no qual participaram 120 figuras públicas do Concelho.
1400 Pessoas assistiram a este evento intitulado “Dê um Bocadinho para que Eles tenham Muito Mais”, com o qual conseguiu atingir-se o montante de 21.000 euros.
Depois de um início tão bem sucedido, principalmente pela alegria estampada no rosto das crianças e de quem tem a responsabilidade de cuidar delas, este movimento não podia parar e foi com o intuito de fazer outros sorrir, que se deu continuidade ao Covilhã Solidária em 2007, com a realização de um espectáculo que teve lugar no dia 16 de Dezembro e cuja receita reverteu a favor de duas Instituições da Covilhã: a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e a APPC - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral.
O evento Covilhã Solidária 2007 intitulado "Pequenas Vozes para Grandes Sorrisos" teve por base a actuação de 8 escolas do 1º ciclo do concelho da Covilhã cujas canções foram apadrinhadas por cidadãos da sociedade covilhanense. 300 Crianças animaram a festa com canções de Natal, para uma assistência com cerca de 3.000 pessoas, que estiveram reunidas em nome da solidariedade, tendo sido alcançado o montante de 30.000 euros.
Nestes dois eventos participaram também figuras conhecidas do panorama nacional, nomeadamente, os actores João de Carvalho e Manuel Melo, e os cantores Ricardo Azevedo, Toy e Romana.
O Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Clube de Portugal, o Futebol Clube do Porto, a Académica Futebol Clube e o Sporting Clube da Covilhã ofereceram camisolas autografadas para serem leiloadas a favor das instituições apoiadas.
Neste ano de 2008, o Movimento Covilhã Solidária vai apoiar a criação, na Covilhã, de um Núcleo de Apoio a mulheres com cancro da mama, seus familiares e amigos, que irá denominar-se Vencer e Viver da Covilhã, sendo constituído por um grupo de voluntárias que também já tiveram cancro da mama e que estão dispostas a dar apoio moral e prático àquelas que dele necessitarem.
O Movimento Viver e Vencer existe no âmbito da Liga Portuguesa contra o Cancro e está instituído a nível nacional com representações em 10 localidades, até à data.
Os núcleos Vencer e Viver têm como objectivos:
- apoiar as mulheres com cancro da mama
- apoiar os seus familiares e amigos
- promover a detecção precoce do cancro e a sua prevenção
- informar
- melhorar a qualidade de vida das mulheres que sofrem ou sofreram da doença
- melhorar os apoios às mulheres com cancro da mama
Com o objectivo de apoiar este importante projecto, o Covilhã Solidária vai promover a realização da “Noite do Laço Rosa”, do próximo dia 13 de Dezembro.
Gratos pela atenção que possam dispensar a este nosso pedido, subscrevemo-nos com elevada estima e consideração.
O Movimento Covilhã Solidária
Sem comentários:
Enviar um comentário