segunda-feira, abril 14, 2008

Covilhã premiada, mas sem transporte da Câmara

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, apadrinha hoje o início da plantação de árvores junto à auto-estrada da Beira Interior (A23), numa iniciativa da Scutvias, Governo Civil e escolas do distrito. O arranque está marcado para as 11h30 no acesso Covilhã Norte da A23, em que participam 127 crianças da cidade.
Noutros nós, ainda esta segunda-feira e até ao final da semana, estarão envolvidas na plantação de árvores 1700 crianças, dos 6 aos 16 anos, nos terrenos que circundam 14 nós da A23, entre Gardete e Belmonte Norte. "Está previsto nos próximos dois anos repetirmos a acção por esta altura, para alcançar a meta das 20 mil árvores plantadas", explica a governadora civil, Alzira Serrasqueiro. A acção pretende “contrariar os efeitos da poluição automóvel e sensibilizar as crianças e jovens para a temática da preservação ambiental", sublinha.

ESCOLA DA CIDADE RECEBE PRÉMIO
No arranque, hoje, na Covilhã, será ainda distinguida a Escola dos Penedos Altos daquela cidade, cuja proposta de logotipo foi o escolhida para identificar a iniciativa. Segundo Alzira Serrasqueiro, a Câmara da Covilhã é a única do distrito que não se quis associar à iniciativa. “Pedimos a todas as câmaras que transportassem as crianças envolvidas na plantação de árvores até aos nós de acesso da auto-estrada”, descreve ao Diário XXI. “Quando o pedimos, o vice-presidente João Esgalhado disse que sim, mas depois a resposta oficial foi negativa. Só a Câmara da Covilhã não transporta crianças nesta iniciativa”, refere. “Não houve nenhuma justificação”, acrescenta, sem fazer mais comentários. “É claro que os alunos não vão deixar de participar. É o Governo Civil que paga o transporte”, conclui.
Ainda segundo Alzira Serrasqueiro, todas os municípios envolvidos foram convidados a estar presentes nas iniciativas de plantação, mas da Covilhã não obteve resposta. O Diário XXI tentou contactar o presidente da Câmara da Covilhã, mas tal não foi possível. Na última semana, o autarca tinha criticado o facto de o ministro da Administração Interna participar na iniciativa na A23, mas não se deslocar aos Paços do Concelho.

Diário XXI

Sem comentários: