quinta-feira, janeiro 03, 2008

Afinal quem é que tem menos civismo?

Há um blog que na Covilhã que é maior que os outros todos...

... esse blog é o Covilhã Maior!

Como leitor assíduo dessa “espécie de diário covilhoco”, hoje apetece-me pegar neste post que revela um pouco a mentalidade que se apoderou de algumas pessoas.

Passo a transcrever o texto e deixo-vos também aqui a imagem que acompanha o referido post:

"Uma manhã destas os sinais da rotunda do Centro Cívico da Covilhã estavam dobrados.Estas acções contínuas de vandalismo no centro da cidade têm a ver com falta de policiamento, mas também com a falta de educação cívica que os jovens hoje recebem nos estabelecimentos de ensino e alguns até em sua própria casa. Era bom que esta situação mudasse e se fizesse saber a esta gente que aquilo que estão a estragar somos nós todos que pagamos."

Antes de mais, gostaria de referir que sou totalmente contra as situações de vandalismo que têm sucedido no centro da cidade e ruas (e quelhas) adjacentes… Já telefonei inclusive mais que uma vez para a polícia para denunciar algum que outro caso, mas pelos vistos é bem melhor estar na esquadra ao quentinho que “vir cá acima ver o que se passa”.
Ao dizer o que disse anteriormente abordo já uma das entidades responsáveis por esta situação a que se chegou no centro da cidade, mas não é a única.
Talvez a principal responsável (ao contrário do que o caro moderador desse blog refere) não seja apenas “a falta de educação cívica que os jovens hoje recebem nos estabelecimentos de ensino e alguns até em sua própria casa”.
Porquê? Sobretudo porque não há nenhuma prova que tenha sido nenhum jovem a cometer este acto, ou será que há? Talvez a webcam da CMC até tenha imagens do sucedido, afinal até está a apontar para aquela zona.

Agora vejamos o que é “falta de educação cívica”.

Por acaso o moderador desse blog sabe que aqueles cilindros de pedra são uma escultura?! Então diga-me lá se foi também algum jovem que espetou ali aquele sinal de rotunda agarrado à escultura… Será que quem mandou colocar lá aquele sinal “tem maior educação cívica” que os pseudo-jovens que dobraram o sinal?
“Ah, pois, mas era necessário colocar lá o sinal…”
O que eu pergunto é se não haveria outra solução para tal? Primeiro, acho que nem falta lá faz. No código da estrada é referido que “quando se encontra um objecto na faixa de rodagem, o mesmo deve ser contornado pela direita”. Segundo, entre os “cilindros” de pedra não seria possível colocar o sinal “agarrado” a um tubo preso ao chão?

Mas claro, isso não interessa para nada… o que interessa é tirar logo a bela da conclusão de que os jovens hoje em dia são assim e assado…

Sabe qual é o grande problema de hoje em dia o centro da cidade estar como está? É que está desabitado… e os locais desabitados tendem a degradar-se… e de quem é que é a culpa desta situação? Cá para mim que ninguém nos lê, é da entidade que “alimentou” (e continua a “alimentar”) esta conjuntura… a CMC!

Voltem a viver pessoas no centro, em que as mesmas são os “polícias” das suas ruas e veremos se esta onda de vandalismo não acaba…
Por este andar também vai acabar, dentro de uns anos quando os jovens desta cidade já andarem por outras paragens, porque aqui os únicos que ainda vão ficando são os idosos (regalados com o seu cartão municipal)…

Sem comentários: