terça-feira, junho 19, 2007

Turistrela estuda mais bungalows para a Serra

Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, garante que os bungalows turísticos das Penhas da Saúde “estão dentro da lei, como qualquer outro loteamento na Serra da Estrela”. Confrontado pelo Diário XXI com as suspeitas sobre a legalidade do empreendimento levantadas por averiguações da Inspecção Geral de Administração do Território (IGAT) à Câmara da Covilhã, Artur Costa Pais diz que não está “preocupado com isso”.
Na última sexta-feira, Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, revelou durante uma reunião da assembleia municipal que 63 das alegadas irregularidades detectadas pela Inspecção-Geral da Administração do Território (IGAT) no relatório parcialmente tornado público em Maio se referiam a cada um dos bungalows.
De acordo com Carlos Pinto, o processo foi herdado da anterior câmara, dirigida pelo PS. O autarca disse que já havia 12 bungalows implantados quando chegou à autarquia, em 1998, e que a Turistrela os continuou a instalar mesmo sem licença - levando a várias contra-ordenações e embargos às obras. As casas de madeira “foram importados da Finlândia, com configurações [ao nível do sótão e caves] que não estavam previstas na lei portuguesa”, contou o edil ao explicar as não conformidades.
Segundo referiu, as casas acabaram depois por ser enquadradas nos planos definidos pelo município para aquela área. “O que íamos fazer? Deitar tudo abaixo?”, questionou o autarca na reunião da assembleia municipal. Em resposta, a oposição socialista sublinhou que se devia esperar pela resposta dos tribunais

ADMINISTRADOR ATRIBUI ASSUNTO À INVEJA DE OUTROS
Artur Costa Pais não apontou quaisquer razões para a instalação dos bungalows antes da existência de licenciamento, voltando a frisar: “Neste momento, está tudo no cumprimento da lei, até porque não há outra forma de estar na vida”.
A Turistrela “nunca irá colocar em causa qualquer câmara da região, quer seja a da Covilhã, Seia, Manteigas ou outra, por causa dos seus projectos”, garantiu o administrador.
Analisando “a forma como estas coisas aparecem”, Artur Costa Pais diz compreender
“a inveja de alguns, que não gostam do nosso sucesso”, preferindo não especificar a quem se referia. Em tom irónico, Artur Costa Pais acrescenta: “A Turistrela saúda todos aqueles que se preocupam com o nosso desenvolvimento e sucesso”, deixando o apelo para que “continuem atentos”.

“São as nossas instalações mais procuradas”
Novos bungalows em estudo noutros pontos da Serra
Ainda no que respeita ao empreendimento com bungalows nas Penhas da Saúde, a Turistrela pretende “desenvolver projectos semelhantes ao que existe [nas Penhas da Saúde] noutros locais” da Serra da Estrela, mas “são questões ainda em estudo”, conta Artur Costa Pais. A intenção é “construir três ou quatro vezes mais, nos locais onde for possível”, adianta.
“Possuímos propriedades no Sabugueiro e junto ao antigo sanatório que são boas possibilidades, contudo também podemos vir a adquirir terrenos especialmente para o efeito”, admite o administrador.

Diário XXI

Sem comentários: