terça-feira, junho 26, 2007

UBI pode perder autonomia

Em causa a nova Proposta de Lei para as instituições de ensino superior

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) teme que a instituição venha a perder a autonomia caso a Proposta de Lei do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior venha a ser aprovado na Assembleia da República nos moldes em que está formulada.

Para Fernando Jesus, presidente da AAUBI, a proposta «abre caminho» para que as instituições de ensino superior percam a sua autonomia. «Isso é mais do que notório», refere o estudante, referindo-se ao facto da Proposta de Lei contemplar a criação de fundações e indicar a nomeação dos reitores e não a sua eleição.
«Esta situação coloca em causa a unicidade das Instituições de Ensino Superior, facto que consideramos inaceitável», refere a AAUBI no parecer sobre a Proposta de Lei do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

«As universidades passam a ser empresas e, como o reitor é nomeado, passa a ser um gestor», refere Fernando Jesus, salientando que se está a assistir com esta proposta à «mercantilização» do ensino superior.

Sem comentários: