sexta-feira, junho 29, 2007

Orquestra de crianças violinistas actua domingo na Covilhã

Uma orquestra de pequenos violinistas, com idades entre os oito e os 11 anos, estreia-se domingo no palco do Teatro-Cine da Covilhã.

A «Orquestra Infantil de Violinos da Covilhã» é um projecto de enriquecimento curricular da Câmara da Covilhã e do Conservatório de Música da cidade, que engloba 30 crianças de escolas do agrupamento «A Lã e a Neve».

Orçado em seis mil euros, o projecto arrancou em Janeiro com a entrega dos instrumentos aos alunos seleccionados depois de uma auscultação à comunidade escolar, audições e reuniões com os pais.

Os casos de sucesso do método Suzuki no ensino do violino impulsionaram a escolha do instrumento, explica à Agência Lusa, Barata Gomes, director do Conservatório da Covilhã.

Trata-se de uma forma de ensino criada nos anos 30 que parte do princípio que qualquer criança nasce com capacidade de aprender um instrumento musical, sendo o processo de ensino semelhante ao da aprendizagem da língua materna e em que os pais acompanham a aprendizagem nas aulas e em casa.

Ao longo do ano lectivo, os alunos têm aulas de violino conjuntas na Escola de São Domingos, sede do agrupamento, e aos sábados recebem formação individual nas instalações do Conservatório.

Segundo o director da instituição, algumas das crianças vão continuar a aprendizagem no próximo ano lectivo.

No domingo, às 17:00, os pequenos violinistas sobem ao palco do Teatro-Cine para um concerto de 15 minutos, que antecede o espectáculo de final de ano «A Branca de Neve e os 7 Anões» das classes de ballet e de dança criativa do Conservatório.


Diário Digital

Sem comentários: