Três ideias de negócio nascidas na Universidade da Beira Interior (UBI) vão ser premiadas com um ano de incubação no Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, disse à Agência Lusa, Pedro Farromba, director da estrutura.
Os projectos Vipaccess, Virtual ADN e Easy Parking foram distinguidos na noite de quarta-feira entre 12 apresentados ao concurso "Bolsa de Ideias", promovido pelo Centro de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo (CAIE) da Covilhã, constituído pelo Parkurbis e UBI.
"São projectos muito interessantes e com grande potencial que vamos continuar a acompanhar", disse Pedro Farromba, adiantando que,além de outros apoios à constituição do negócio em parceria com o IAPMEI, os três têm garantido o acolhimento sem custos nas instalações do Parkurbis durante um ano. "Esperamos que seja um bom incentivo para transformar estas ideias em novas iniciativas empresariais", acrescentou o director do Parkurbis.
O projecto Vipaccess foi o primeiro classificado na "Bolsa de Ideias" e consiste numa aplicação informática para facilitar o acesso aos resultados de pesquisas em motores de busca de informação na Internet.
"Numa pesquisa no Google sobre ’Serra da Estrela’, em vez da habitual lista desordenada de resultados, a aplicação analisa-os e organiza-os por temas, por exemplo, por fotografias, reflorestação ou percursos", explicou Gäel Dias, docente da UBI e mentor do projecto executado por um grupo de alunos finalistas.
O projecto foi desenvolvido pelo Centro da Tecnologia da Linguagem Humana e Bioinfomática da UBI e está orientado para a educação e vocacionado para as pessoas com deficiências visuais.
"O Vipaccess permite filtrar as consultas e tornar as pesquisas mais eficientes, o que é muito útil face à quantidade de informação que hoje em dia está disponível na Internet", frisou.
A inovação reside na conjugação da análise de palavras ("text clustering"), que permite o agrupamento e sumarização automática por temas, com um interface próprio para ser visto em dispositivos móveis (como smartphones e PDAs) e para facilitar o acesso a invisuais.
O protótipo inclui um programa que é instalado nos dispositivos e um servidor online, que tem uma versão teste disponível em www.yougoo.ubi.pt.
"Entre outras características, o Vipaccess funciona com voz para receber instruções e comunicar os resultados e usa informação GPS para adequar a análise dos resultados à localização do utilizador", disse Gäel Dias.
Segundo o docente, o protótipo da aplicação já foi testado por um professor invisual do ensino secundário que instalou o Vipaccess num PDA e o usou com sucesso no dia-a-dia.
O programa informático já tinha sido distinguido no mês de Maio com o segundo lugar do concurso nacional Imagine Cup, promovido pela Microsoft, prova que Gäel Dias e outro aluno da UBI (Bruno Conde) ganharam em 2006 com uma aplicação de sumarização automática de páginas na Internet.
Kaminhos
Sem comentários:
Enviar um comentário