sexta-feira, junho 15, 2007

Empresas premiadas com um ano no Parkurbis

Três ideias de negócio nascidas na Universidade da Beira Interior (UBI) vão ser premiadas com um ano de incubação no Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, disse à Agência Lusa, Pedro Farromba, director da estrutura.

Os projectos Vipaccess, Virtual ADN e Easy Parking foram distinguidos na noite de quarta-feira entre 12 apresentados ao concurso "Bolsa de Ideias", promovido pelo Centro de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo (CAIE) da Covilhã, constituído pelo Parkurbis e UBI.

"São projectos muito interessantes e com grande potencial que vamos continuar a acompanhar", disse Pedro Farromba, adiantando que,além de outros apoios à constituição do negócio em parceria com o IAPMEI, os três têm garantido o acolhimento sem custos nas instalações do Parkurbis durante um ano. "Esperamos que seja um bom incentivo para transformar estas ideias em novas iniciativas empresariais", acrescentou o director do Parkurbis.
O projecto Vipaccess foi o primeiro classificado na "Bolsa de Ideias" e consiste numa aplicação informática para facilitar o acesso aos resultados de pesquisas em motores de busca de informação na Internet.

"Numa pesquisa no Google sobre ’Serra da Estrela’, em vez da habitual lista desordenada de resultados, a aplicação analisa-os e organiza-os por temas, por exemplo, por fotografias, reflorestação ou percursos", explicou Gäel Dias, docente da UBI e mentor do projecto executado por um grupo de alunos finalistas.

O projecto foi desenvolvido pelo Centro da Tecnologia da Linguagem Humana e Bioinfomática da UBI e está orientado para a educação e vocacionado para as pessoas com deficiências visuais.

"O Vipaccess permite filtrar as consultas e tornar as pesquisas mais eficientes, o que é muito útil face à quantidade de informação que hoje em dia está disponível na Internet", frisou.

A inovação reside na conjugação da análise de palavras ("text clustering"), que permite o agrupamento e sumarização automática por temas, com um interface próprio para ser visto em dispositivos móveis (como smartphones e PDAs) e para facilitar o acesso a invisuais.

O protótipo inclui um programa que é instalado nos dispositivos e um servidor online, que tem uma versão teste disponível em www.yougoo.ubi.pt.

"Entre outras características, o Vipaccess funciona com voz para receber instruções e comunicar os resultados e usa informação GPS para adequar a análise dos resultados à localização do utilizador", disse Gäel Dias.

Segundo o docente, o protótipo da aplicação já foi testado por um professor invisual do ensino secundário que instalou o Vipaccess num PDA e o usou com sucesso no dia-a-dia.

O programa informático já tinha sido distinguido no mês de Maio com o segundo lugar do concurso nacional Imagine Cup, promovido pela Microsoft, prova que Gäel Dias e outro aluno da UBI (Bruno Conde) ganharam em 2006 com uma aplicação de sumarização automática de páginas na Internet.

Kaminhos

Sem comentários: