segunda-feira, maio 07, 2007

”Serra da Estrela Dinâmica” arranca este mês

A Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) vai iniciar este mês as principais obras do Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional (PITER) “Serra da Estrela Dinâmica”, que possui um orçamento de mais de 100 milhões de euros para aplicar até 2008 em projectos considerados relevantes para o desenvolvimento turístico da região.
O anúncio foi feito por Jorge Patrão ontem, durante o início das comemorações do 50º aniversário da criação do organismo do turismo, em 2 de Maio de 1957.

No Projecto “Serra da Estrela Dinâmica”, estão abrangidos duas dezenas de projectos, onde se destacam sete projectos-âncora para mudar radicalmente o turismo na região.

É o caso da recuperação do antigo sanatório dos ferroviários, o aldeamento de montanha das Penhas da Saúde, a construção de uma telecabina entre esta zona e a Torre, a ampliação da estância de esqui, novos hotéis em Penamacor e Gouveia, e a reconversão da centenária fábrica de lanifícios Campos Melo, situada junto à “& Companhia”. Prevê-se aqui a reconversão da antiga fábrica num hotel com 150 quartos, SPA e museu sobre a indústria dos lanifícios.

O PITER “Serra da Estrela Dinâmica” prevê ainda o apoio ao Centro de Interpretação dos Descobrimentos em Belmonte (que já se encontra em construção), ao Complexo Termal de Unhais da Serra, e aos empreendimentos de Vale da Gaia (em Gonçalo) e para o Vale Glaciar (Unhais da Serra), onde se pretende construir um “resort” turístico com campo de golfe.

O projecto contempla ainda a requalificação da zona da judiaria da Covilhã, onde a RTSE prevê recuperar a antiga Sinagoga que ali existia em tempos.


Kaminhos

Há aqui alguns projectos interessantes nomeadamente os que passam pela recuperação do património. Vamos ver é se não passam de promessas como tem sucedido até aqui. Relativamente ao aldeamento de montanha parece que vai ser dificil de o parar, espera-se ao menos mais qualidade na concepção e ordenamento, algo que até agora não tem existido. Quanto ao campo de golfe não acho vá ser bom investimento em termos de impacto ambiental. Há vários países europeus que estão a abandonar este tipo de projectos mas parece que agora em Portugal é moda construir campos de golfe em todo o lado e isso vai acarretar de certeza graves consequências a longo prazo.

Sem comentários: