quinta-feira, maio 10, 2007

Covilhã: Transportes públicos novamente a concurso

Covilhã: Transportes públicos novamente a concurso
Câmara mudou caderno de encargos e torna-se mais exigente
A Câmara da Covilhã anulou o concurso público da rede de Transportes Urbanos da Covilhã ao qual concorreram quatro empresas, apurou a Kaminhos.

A decisão foi tomada reunião do Executivo realizada no dia 4 de Maio baseada na “conveniência de proceder a alguns ajustamentos que assegurem maior coerência” ao concurso aberto em 4 de Agosto do ano passado para o qual estavam apuradas as empresas "Corporación Española de Transportes", "Barraqueiro Transportes", "Rodoviária da Beira Interior" e o agrupamento de empresas "TransCovilhã", que engloba a Joalto, e a Auto Transportes do Fundão.
Segundo a proposta do vereador Vítor Marques a abertura do novo concurso visa dar “garantia do integral cumprimento dos procedimentos jurídicos e administrativos”.

Assim, a autarquia decidiu abrir novo concurso público para a concessão dos TUC por um período de dez anos, mas com novas regras. De acordo com as condições gerais do actual concurso “todos os veículos afectos ao serviço público de transportes colectivos terão que ser novos”, dotados de dispositivos de protecção do meio ambiente, nomeadamente ao nível do ruído e da poluição atmosférica.
O novo concurso obriga ainda a empresa vencedora a realizar 20 circuitos obrigatórios - mais oito do que aquele que são realizados actualmente pela TransCovilhã.

O documento estabelece ainda que a empresa terá de dispor de mini-autocarros que possam circular na zona histórica exigindo, no mínimo, 25 lugares sentados.
A frota deverá estar equipada para transportar deficientes motores e visuais. Os veículos terão de possuir plataforma de acesso a pessoas com deficiência motora e espaços adequados ao transporte de pelo menos duas cadeiras de rodas, além de dispositivos sonoros que informem aproximação de paragens.

A actual concessão dos TUC explorada pela TransCovilhã termina em Dezembro de 2007.


Kaminhos

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