quarta-feira, maio 02, 2007

72 milhões de blogs na rede

A cada dia são criados 120 mil "diários on-line", o que corresponde a três a cada dois segundos

72 milhões de blogs na rede
A cada dia são criados 120 mil "diários on-line", o que corresponde a três a cada dois segundos

Até ao final do mês de Março, tinham sido criados 72 milhões de blogs, sendo os japoneses os autores com maior número de textos publicados nos seus espaços on-line, segundo um estudo hoje apresentado.

Desde Março de 2005 até ao período homólogo de 2007, o número de blogs passou de oito milhões para os 72 milhões, segundo o relatório "State of the Live Web", compilado pela empresa americana Technorati, que se dedica a estudar o desenvolvimento e evolução da blogosfera
Esta popular tecnologia de diários pessoais on-line, que explodiu há cerca de cinco anos, espalhou-se a todo o mundo, tendo como "clientes" mais activos os japoneses, seguidos dos autores em língua inglesa e da comunidade chinesa, indicou a Technorati.

Nos países com política repressora também se registou um aumento do número de "jornais pessoais", como por exemplo no Irão.
A cada dia, em 2007, são criados 120 mil novos blogs, o que corresponde a três blogs a cada dois segundos, enquanto em Março de 2005, eram criados 25 mil por dia.
Mesmo assim o crescimento da blogosfera abrandou, deixando de crescer o dobro a cada seis meses, para crescer o dobro em cada ano, segundo David Sifry, fundador da Technorati.
A taxa de crescimento pode, no entanto, estar errada uma vez que, segundo Sifry, existem de plataformas em alguns países, como o Skyblog em França, que não estão incluídas nas pesquisas da Technorati.

Para Ethan Zuckerman e Rebecca MacKinnon, fundadores da Global Voices Online, que monitoriza os conteúdos de blogues, podem existir outras razões para este número não estar correcto.
Entre as razões são apontadas a diferentes ferramentas e técnicas existentes em todo o mundo para fazer uma contagem correcta do crescimento da blogosfera.
Ethan Zuckerman e Rebecca MacKinnon não desvalorizam o trabalho da Technorati, mas acreditam que a empresa não consegue monitorizar todos os blogs.

JN


Sem comentários: