quinta-feira, abril 06, 2006

UBI no caminho de ’Bolonha’

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, propôs à Direcção-Geral de Ensino Superior (DGES) a adequa ção de 20 das 32 licenciaturas ao processo de Bolonha, já no próximo ano lectivo, anunciou a instituição.

O Processo de Bolonha é um compromisso assumido em 1999 pelos países europeus que visa harmonizar até 2010 os graus e diplomas do ensino superior para facilitar a mobilidade e empregabilidade dos estudantes na Europa.

No próximo ano lectivo, os 20 cursos adaptados a Bolonha na UBI serão organizados em dois ciclos distintos: três anos de frequência que conferem o grau de licenciatura e dois anos seguintes que conduzem ao grau de mestre.
A proposta da UBI prevê que nas áreas das Ciências Exactas sejam modifi cados os cursos de Bioquímica, Ensino da Matemática, Optometria e Optotecnia (Fí sica Aplicada) e Química Industrial. Nas engenharias, a universidade propõe a passagem para o novo modelo de Engenharia Informática, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Design Têxtil e do Vestuário e Design Industrial. Na área de Ciências Sociais e Humanas está prevista a reestruturação do s cursos de Economia, Gestão, Marketing e Psicologia, enquanto que na área das A rtes e Letras a adequação deverá abranger as licenciaturas em Cinema, Ciências d a Comunicação, Design Multimédia e Filosofia. Ainda nesta área, os cursos de Língua e Cultura Portuguesas, Português/ Espanhol e Português/Inglês vão dar origem a um único curso de Línguas, Literatu ras e Letras. Engenharia Química e Psicologia vão também ser adequados, mas "através do modelo de ciclo de estudos integrados, sendo atribuído o diploma de licenciat ura ao fim de 180 unidades de crédito alcançadas", referiu fonte da UBI. O mesmo formato é proposto para Ciências Farmacêuticas, o único novo cu rso proposto pela UBI à DGES para o próximo ano lectivo. Segundo o reitor, Santos Silva, "a UBI é uma das universidades que está melhor preparada para responder a este desafio já no próximo ano".[Kaminhos]

Sem comentários: