quarta-feira, dezembro 03, 2008

O caos rodoviário na Serra da Estrela_ Um péssimo cartão de visita para os que lá estiveram e uma má imagem das autoridades

Centenas de turistas tentaram este domingo subir à Serra da Estrela mas não puderam ir além das Penhas da Saúde. A partir daí as estradas de acesso ao maciço central da serra estiveram encerradas devido à neve e gelo.

Apesar das indicações de trânsito, foram muitos os automobilistas que decidiram arriscar a viagem. Só que muitos também aproveitaram para fazer da berma da estrada Covilhá-Penhas da Saúde, um autêntico parque de estacionamentoe campo de diversões. Porém o espectáculo que é o nevão na Serra da Estrela teve um senão; é que a estreita ligação de acesso à serra foi de quando em vez espaço para três filas de trânsito.

Além do sobe e desce, havia também que ousasse estacionar em segunda fila e contribuísse para o verdadeiro caos no trânsito. Um péssimo cartão de visita para os que lá estiveram e uma má imagem das autoridades que durante o domingo até depois do almoço não estiveram na estrada para controlar o trânsito. Passaram, a custo, os bombeiros e uma

ambulância que terão prestado socorro a quem dele precisou. Também passaram os autocarros que se destinavam aos hotéis com reserva feita e nesses casos só um verdadeiro milagre e muita paciência evitaram pequenos acidentes que em muitos casos teriam tido como responsáveis os senhores turistas que vieram à Estrela "estender-se" em segunda fila num estrada caótica de trânsito.


Por: Dulce Gabriel

JF

1 comentário:

ljma disse...

"é que a estreita ligação de acesso à serra"... Será esta passagem uma sugestão encapuçada de alargamento da estrada? Mais estreita que esta estrada é a estrada de acesso à estância de La Covatilla. "Melhorar" os acessos e o estacionamento apenas trará mais carros à serra nestes dias de caos, o que tornará mais graves ainda os problemas.

Parece-me que o que é preciso para evitar estas situações é impôr as usuais regras do código da estrada, e ainda (coisa que nunca foi feita) limitar o acesso de viaturas a níveis razoáveis, ou seja, de modo a que as forças da ordem colocadas no terreno consigam dar conta do recado.