terça-feira, abril 10, 2007

Sócrates dizia ser licenciado antes de o ser

Acabou curso em 96, mas em 93 grau de engenheiro já estava no curriculum

Três anos antes de concluir a licenciatura na Universidade Independente, José Sócrates já garantia ser licenciado em Engenharia Civil nas biografias oficiais da Assembleia da República, noticia o Rádio Clube Português.

Segundo o RCP, em 1993, quando Sócrates era deputado, o curriculum oficial apresentava uma «licenciatura em Engenharia Civil». No entanto, o próprio primeiro-ministro admite que a licenciatura apenas foi concluída três anos depois, quando Sócrates estava no Governo, como secretário de Estado adjunto do Ministério do Ambiente.

Quando era deputado, em 1993, José Sócrates tinha um bacharelato em engenharia no Instituto Superior de Engenharia Civil de Coimbra, concluído no fim da década de 1970. Para estar licenciado, o actual primeiro-ministro ainda teve de passar pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e, finalmente, pela Universidade Independente, onde obteria o diploma em Setembro de 1996.

Segundo a RCP, um ano antes, em Outubro de 1995, quando tomou posse como secretário de Estado adjunto do Ministério do Ambiente Sócrates já assumia, no decreto de nomeação para o governo de António Guterres publicado em Diário da República, o título académico de «engenheiro», apenas possível para quem concluiu uma licenciatura.

Contactadas pelo RCP, a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Engenheiros Técnicos afirmaram que José Sócrates não está inscrito em nenhuma das duas instituições.

Portugal Diário

Sem comentários: