terça-feira, abril 24, 2007

Parque da Goldra pronto até ao final do ano


Obra do PolisCovilhã será o maior espaço de recreio e lazer da cidade
O Parque da Goldra, uma das principais obras do Programa PolisCovilhã, vai ficar concluído até ao final do ano.
A garantia foi dada por Carlos Pinto durante a visita à intervenção, no âmbito do programa de comemorações dos 33 anos do “25 de Abril”.
O Parque será o maior espaço verde da cidade ao contemplar uma área de 4,5 hectares para o recreio e o lazer, e que irá proporcionar um vasto conjunto de equipamentos para jovens e graúdos. Jogos gigantes para as crianças, passeios pedonais e de bicicleta, equipamentos desportivos – nomeadamente para o desporto radical -, espelhos de água e lagos com água natural proveniente da ribeira da Degoldra, bar e restaurante e várias zonas arborizadas serão algumas das valências que se poderão encontrar naquele espaço, quando estiver concluído.

A obra está orçada em 7,5 milhões de euros e está a nascer entre o segundo núcleo do Museu de Lanifícios (junto ao pólo central da Universidade da Beira Interior) e a Ponte Mártir-in-Cólo).

Carlos Pinto não tem dúvidas que este será «mais um espaço de atracção na cidade», esperando ser uma «nova centralidade» para a cidade. «Assim o espero, dada a proximidade da universidade e a zona da estação», apontou o autarca, acrescentando que já «não há grandes impedimentos à obra».

O presidente da Câmara da Covilhã referia-se aos problemas de expropriação com os terrenos e de oito garagens na Calçada Alta, numa das encostas do parque, cujos proprietários não conseguiam chegar a acordo com a PolisCovilhã.

Para além disso, recorde-se que a obra esteve parada no Verão do ano passado por falta de financiamento, depois de ter sido construído o estaleiro e ter-se procedido à demolição de alguns edifícios antigos existentes no local. Agora, apenas «falta concluir a obra», diz Carlos Pinto.

Uma das particularidades do Parque da Goldra, e para além dos diversos equipamentos desportivos e de lazer que vai possuir, é a existência de cinco quilómetros em muros, muitos dos quais em pedra, permanecendo desta forma as referências aos antigos edifícios fabris que antigamente ali existiam. Os muros em pedra também se enquadram na arquitectura dos edifícios universitários.


Avenida do Biribau em construção

Para além do espaço de recreio e de lazer, a intervenção no Parque da Goldra inclui também a construção de uma nova via de ligação – a Avenida de Biribau – com 450 metros de comprimento.

A nova via vai nascer no enfiamento da Rua Conde da Ericeira e vai possibilitar o estacionamento lateral nas traseiras dos prédios da Calçada Alta, descongestionando os problemas de tráfego e de estacionamento que existe naquela zona.

Prevê-se ainda a construção de uma via de acesso ao silo auto da UBI, que terá uma extensão de 70 metros de comprimento. Esta via será só de sentido descendente e aproveitará os troços já existentes, e terá também uma ligação à Avenida do Biribau, que já se encontra em construção.
Kaminhos

Sem comentários: