sexta-feira, abril 27, 2007

Organização Festival Imago contesta concurso do ICA

A direcção do IMAGO, o Festival Internacional de Cinema Jovem que decorre anualmente no Fundão, Covilhã, exige a anulação do último concurso do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) de apoio à realização de festivais.

Em causa está o concurso de 2006 de apoio à realização de festivais, através do qual o ICA atribuiu 750 mil euros a 13 eventos de cinema portugueses.

A direcção do IMAGO queixa-se de discrepância na interpretação dos critérios de atribuição de verbas e, por isso, interpôs uma providência cautelar no Tribunal Fiscal de Castelo Branco para anular este concurso.

Com 50 mil euros, o IMAGO ficou em quarto lugar na lista dos festivais anuais contemplados com financiamento do ICA, atrás do Doc Lisboa (80 mil euros), IndieLisboa (80 mil euros), actualmente a decorrer, e Festróia (75 mil euros).
Sérgio Felizardo, um dos directores do IMAGO, explicou à agência Lusa que os festivais contemplados são ordenados consoante uma pontuação até 10 valores.

No concurso de 2006, cujos resultados foram divulgados a 28 de Novembro, O IMAGO teve 7,64 pontos, recebendo 50 mil euros.
O Festróia ficou em terceiro lugar e teve, segundo Sérgio Felizardo, 7,67 pontos, recebendo 75 mil euros.
Para Felizardo, a diferença de pontuação entre os dois festivais não justifica uma discrepância de 25 mil euros de apoio financeiro.

Para tal, Sérgio Felizardo dá como exemplo os dois primeiros contemplados do concurso: o Doclisboa teve 8,36 pontos e o IndieLisboa teve 8,33 pontos, mas ambos receberam 80 mil euros cada.
É por causa destas diferenças que a direcção do IMAGO pediu a anulação do concurso, aguardando decisão do tribunal.


Diário Digital

Sem comentários: