segunda-feira, abril 16, 2007

A retribuição do afecto


Homenagem a António Alçada Baptista
António Alçada Baptista é nome próprio do afecto, agora retribuído por um nome colectivo: o livro Tempo afectuoso – Homenagem ao Escritor e Amigo de Todos Nós reúne textos de quarenta e cinco personalidades num abraço ao escritor covilhanense.
António Ramos Rosa, Mário Soares, Eduardo Lourenço e João Bénard da Costa são alguns dos nomes que atestam a proveniência diversa, mas una na emoção. Todavia, o livro contém muitas outras vozes, as de todos nós, anónimos, tocados pela vida e pelo ser que a escrita tão cumplicemente desvelou.

Esgotada rapidamente a 1ª edição, a Presença, a editora de sempre de António Alçada Baptista, fez sair a segunda edição do livro, no mesmo mês do lançamento, em Fevereiro. É assim evidente a procura de sinais de convívio com o mestre e os seus ensinamentos; mesmo que seja através de testemunhos, busca-se o projecto humano e o caminho para a alma, «aquela parte de nós que nos identifica, que é sensível às razões de viver», onde se guarda e se recebe o melhor que se tem, como ele ministrou.

De grande formato, o belíssimo livro «Tempo afectuoso – Homenagem ao Escritor e amigo de todos nós» tem organização do Centro Nacional de Cultura e coordenação de Maria Helena Mira Mateus e Guilherme d´Oliveira Martins que também contribuem com textos. Alguns artistas plásticos associam-se a esta Homenagem, como é o caso de Graça Morais.(...)

Kaminhos

Sem comentários: