quarta-feira, abril 18, 2007

ETAR da Covilhã vai ser inaugurada a 22 de Julho

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da “Grande Covilhã” vai ser inaugurada a 22 de Julho, anunciou o presidente da Câmara da Covilhã. No final de Janeiro, o autarca disse que a ETAR seria inaugurada no feriado de 25 de Abril, mas, anteontem, negou quaisquer atrasos na conclusão. “A ETAR está praticamente pronta ao nível de construção civil, só que queremos que seja inaugurada com todas as redes de esgotos ligadas”, explicou Carlos Pinto, adiantando que no próximo sábado irá realizar uma visita às instalações localizadas na Quinta da Abadia, na freguesia da Boidobra.
Em anteriores ocasiões, o edil já disse que, com a ETAR, a cidade da Covilhã ficará “totalmente equipada no que concerne ao tratamento de esgotos”, garantido que, após entrar em funcionamento, “não será lançada uma gota de água não tratada para o Rio Zêzere”. O contrato de concessão da AGS prevê ainda a construção de ETARs noutras freguesias, nomeadamente, em Unhais da Serra, a inaugurar também no dia 22 de Julho, anunciou Carlos Pinto.
O investimento global previsto é de 19 milhões de euros, onde se inclui actualizações de outros equipamentos já existentes no concelho e construção de fossas sépticas onde não exista nenhum sistema de tratamento. Como contrapartida pela construção, instalação e manutenção de infra-estruturas, o sistema será explorado pela AGS durante 30 anos.

Diário XXI

Sem comentários: