Placa na A25 “envia” turistas em direcção à Guarda, quando o devia fazer na direcção de Nelas, via EN 231 |
Sabugueiro reclama placas a indicar Serra da Estrela na A25
Falta de sinalização na auto-estrada impede que os visitantes oriundos do Norte e do Centro passem por Seia.
O Grupo de Cidadãos do Sabugueiro está descontente com a falta de sinalética a indicar a Serra da Estrela na A25, à saída de Viseu. Este grupo cívico, que integra comerciantes, Junta de Freguesia, associações e população em geral, reuniu no dia 19 de Janeiro para concluir que a localidade está a ser «fortemente penalizada» pela ausência de placas na A25, no sentido Aveiro-Vilar Formoso.
Argumentam que a falta de sinalética naquele local a indicar o caminho mais perto para o maciço central da Serra da Estrela – que deveria, portanto, orientar o trânsito para Nelas, Seia, Sabugueiro e Torre – tem feito com que os automobilistas oriundos do Norte e que não conheçam o caminho «sejam induzidos em ir em frente [em Viseu], já que há uma placa a indicar a Serra da Estrela, em frente, passando ao lado da Guarda, contornando a serra, para entrarem pelo lado da Covilhã».
Como o PE ilustra nesta edição, depois do nó de Viseu (ao quilómetro 88), a única placa na A25 que indica a Serra da Estrela encontra-se na saída para Celorico da Beira – ao quilómetro 51 –, o que para os turistas menos informados será verdadeiramente o local em que mudam de direcção, seguindo depois pela Estrada da Beira até Gouveia, onde, em função da sinalética aí instalada, acabam por iniciar a penetração no maciço central. No entanto, do nó de Viseu da A25 ao centro de Seia são apenas 45 os quilómetros de distância, a que acrescem 28 para chegar, então, por exemplo, à Torre, passando pelo Sabugueiro. Aliás, em toda a A25 não há uma única placa indicativa do destino Seia.(...)
Portal da Estrela
Portal da Estrela
Sem comentários:
Enviar um comentário