O Coro Misto da Beira Interior, sedeado na Covilhã, ganhou no sábado, em Linz, na Áustria, uma medalha de ouro e outra de prata, respetivamente nas categorias em que participou, de Música Sacra e Coros Mistos, no terceiro concurso internacional Anton Bruckner.
O único representante português neste concurso viu goradas algumas das expetativas que trouxe na bagagem para a Áustria, ao conseguir apenas uma medalha de ouro. O objetivo era trazer para Portugal duas medalhas de ouro.
Ainda assim, o maestro Luís Cipriano afirma à Lusa: "Não posso estar desiludido, mas queríamos um bocadinho mais, até pelas provas que fizemos".
O Coro Misto participa já há alguns anos nos concursos e festivais da Interkultur, associação mundial, o que lhe valeu, também, um diploma de distinção.
"Somos um grupo português que se apresenta nestas competições sempre em desvantagem, em relação à grande maioria dos outros", continua o maestro.
Segundo o mesmo, há coros que são profissionais, com ensaios todos os dias e muitos deles constituídos na íntegra por licenciadas em música ou estudantes de canto.
"São condições muito para além daquilo que podemos atingir, porque não posso exigir às pessoas que paguem aulas de canto, ou que vão estudar para um conservatório e nós temos vindo a fazer milagres, mas sempre a pretender melhores resultados", diz Luís Cipriano.
Recorde-se que o Coro já ganhou medalhas no Concurso Robert Schumann, em Zwickau, na Alemanha (de Prata), nas Olimpíadas Corais, na Coreia do Sul (duas de Bronze), em Budapeste, na Hungria (duas de Prata e uma de Ouro) e em Veneza, na Itália (uma de Prata e uma de Ouro).
O maestro frisa, por outro lado, que as expetativas são sempre colocadas na categoria de Coros Mistos, mas as medalhas de ouro acabam sempre por ser atingidas na Música Sacra, como já havia acontecido em Veneza.
"Isso também é um mistério para mim, porque acabamos sempre por conseguir a medalha de ouro, teoricamente, na classe mais difícil", realça, frisando que o grupo se sente muito mais à vontade na Classe B1 (Coros Mistos).
Sem comentários:
Enviar um comentário