terça-feira, novembro 16, 2010

Míscaros – Festival do Cogumelo 19 a 21 de Novembro_Alcaide_Fundão


clique para aumentar


Numa homenagem às tradições e explorando o forte património fúngico do país com mais de 300 espécies, entre as quais se destacam os míscaros que nascem nas encostas da Serra da Gardunha, irá ter lugar na freguesia do Alcaide, a 2ª edição do Míscaros - Festival do Cogumelo uma iniciativa organizada pela Liga dos Amigos do Alcaide, Câmara Municipal do Fundão, Junta de Freguesia do Alcaide e Fundão Turismo, EM.

Entre os dias 19 a 21 de Novembro, na aldeia do Alcaide, Fundão, os visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos e maravilhar-se com a natureza envolvente dessa vertente da Gardunha, degustar diferentes formas de confecção de cogumelos nas tasquinhas típicas especialmente preparadas na aldeia, assistir ao vivo à confecção de pratos elaborados por reconhecidos Chefs (Live Cooking) e aproveitar para saborear outras especialidades da região.

Para acompanhar estes sabores e aromas de Outono, é apresentado um conjunto de acções compostas por caminhadas, palestras, mostra de cogumelos, live cooking e animados momentos musicais. Este é um evento único pois, sob o pretexto do lazer e animação, concentrados em três dias, procura na sua verdadeira essência, evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a Serra da Gardunha.

Programa

clique para aumentar


Sexta 19 de Novembro

18H

Inauguração

Abertura das Tasquinhas

Animação de Rua:

Bombos de Liga dos Amigos de Alcaide

Bombos das Donas

Concertinas

Teatro Clube de Alpedrinha

Sebastião & Lyna

Pas de Probléme
Banda ambulante multi-Instrumental, interprete de clássicos klezmer, soundtracks poupulares, standarts de jazz e originais com melodias semelhantes aos efeitos produzidos pela voz humana e a dança como componente determinante.

Serrabecos
Serrabecos é um grupo de animação de rua formado por 4 jovens com o intuito de levar música e fantasia ás ruas e becos por onde passam. Tocam essencialmente 4 instrumentos (étnicos), um bombo, um timbalão, uma caixa e um bouzouki. Uma das particularidades é que tocam trajados e com máscaras de animais como se fizessem parte figurante de uma fábula de La Fontaine. Todo este conceito se deve à vivência dos elementos dos serrabecos se acentuar no espaço campestre e bucólico em que sempre residiram, ao gosto pelas artes e à ânsia de exprimir sentimentos através da música de influência étnica e tradicional. A música dos serrabecos é criada pelos mesmos, desenvolvem melodias como se fossem bandas sonoras de histórias e contos ancestrais. As máscaras são construídas por eles de forma artesanal, são até agora 4, representam um lobo, um texugo, um javali e um chibo selvagem, animais característicos da fauna serrana. Os serrabecos são de Valhelhas (Serra da Estrela), e por isso orgulham-se de ser mais um projecto deste âmbito, saído do interior profundo, que através da sua musica e da sua presença, procuram acima de tudo, divertir- se e contribuir para a boa disposição de quem quer que os ouça e veja por aí

3 Kuaz 4
O 3 kuaz4 é um grupo musical que promove e divulga a música tradicional portuguesa através de actuações e participações em espectáculos. Com base nos instrumentos tradicionais tais como: Acordeão, Caixa, Cavaquinho, Ferrinhos, Reco-reco entre outros.O grupo desenvolve novas sonoridades, interpretando e recriando temas que fazem parte da tradição da música popular portuguesa

Gzarkuk
É um personagem feito à sua medida, autodidacta, que fala o seu próprio idioma, tornando o momento mágico por onde passa, tal como que encantados. Montado num triciclo de madeira, peles, cornos e muitos instrumentos, tais como a gaita, alboka, acordeão diatónico, flautas, apitos, percussão y sons da natureza. A sua música é cativante, e quase todas as músicas são de criação própria...

19H30

Prova de Vinhos – Quinta dos Currais

20H00

Living Cooking com chef Nuno Queiroz Ribeiro
Começou a tomar o gosto pela cozinha desde pequeno, em que já cozinhava e realizava experiências na cozinha para a sua família. Encarou de um modo profissional quando vivia em Londres. Completa nessa altura o reputado curso internacional “Le Cordon Bleu - Cuisine Diplome”. Aventura-se no Líbano, onde inaugura o primeiro restaurante vegetariano biológico no mundo árabe. De volta a Portugal abre a Venzann. Arranja ainda tempo para leccionar aulas de cozinha e sessões de Live Cooking. A boa facilidade de relacionamento e as relações humanas marcam a sua personalidade

23H30

Demonstração de Cocktails - Martini

24H00

Dj ´On Air - Dj em levitação
Uma performance sonora, onde a mímica se
cruza com a magia da levitação

Todo o dia

Parque Aventura – Tribolite.aventura

Sábado 20 de Novembro

09H

Caminhada - Cores da Madrugada

Dificuldade: Fácil_2HOO_ +-5 KM

Concentração Praça Gil Pinheiro

Contacto: 966 164 258

10H00

Passeio Micológico com o chef Valdir Lubave
Valdir Dudek Lubave, nasceu em Curitiba, Paraná, Brasil em 1971. Mestre de Cozinha, passou por vários restaurantes com três estrelas no guia quatro rodas no Brasil como o Brass Rail e o Boulevard em Curitiba. Foi professor no centro europeu e Chefe de Cozinha nos hoteis Parthenom e Rockfeller Slaviero em Curitiba. Trabalhou com Emmanuel Bassoleil, Laurent Sandeau, Lucciano Boseggia, Celso Freire e Denise Budant Moreau. Aceitou em 2003 o convite para chefiar a Cozinha na Pousada Convento de Belmonte e elaborou para os gourmet's uma sequência de iguarias com base em produtos obtidos na Beira Interior.

10H

Abertura das Tasquinhas

11H30

Prova de Vinhos – Quinta dos Currais

Animação de Rua

Bombos de Liga dos Amigos de Alcaide

Bombos da Lavacolhos

Gaiteiros da Lamorosa

Foles da Beira

Pás de Probleme

Teatro Clube de Alpedrinha

3 kuaz 4

Teatro Agosto

Gzarkuk

NemfánemFum
A Fanfarra NemFáNemFum representa uma das primeiras manifestações no nosso pais daquilo que já é sólido na cultura popular na Europa do Norte - a banda de rua. Procurou pôr de lado alguns aspectos tradicionais das bandas filarmónicas, inserindo-se numa linha de animação de rua, de características mistas, procurando aliar uma performance musical enérgica e informal ao recurso a técnicas teatrais e outras dinâmicas visuais. Constituiu um repertório aberto, rebuscado nas músicas do mundo, cruzando ritmos e influências que vão do jazz ao pop, passando ainda pela música russa, judaica, afro- americana, latina e mesmo alguns temas do folclore de Famalicão. A essa abrangência musical acrescentou-se a vivacidade que caracteriza as actuações da "NemFáNemFum", um visual invulgar, uma aparente anarquia entre os músicos, encenações com situações por vezes cómicas, onde a música permanece como fio condutor de imprevisíveis jogos para os quais o público se vê frequentemente arrastado.

Uxu kalhos
Nasceram em 2000 com o objectivo inicial de divulgar as danças portuguesas em França. Cedo revelaram a sua vocação de grupo folk português algures entre os universos da Fusão e das Músicas do Mundo. As composições do grupo alternam arranjos de sonoridades que acompanham as danças portuguesas (raramente utilizadas fora do universo folclórico tradicional) com influências diversas de cada um dos seus elementos para obter um resultado original no panorama nacional e internacional. A sua maior força é a prestação contagiante ao vivo, que incita o público a dançar e a explorar o folk nacional. Entre mais de 350 bailes/concertos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Macau e Itália, houve a necessidade de registar as criações sonoras em dois cd´s. No primeiro - A Revolta dos Badalos de 2006, o Malhão, a Erva cidreira, o Mata Aranha, o Saraquité ou o Regadinho adquirem uma dinâmica nova, fracturante, com ritmos de bateria, baixos jazzísticos e arranjos com influências Afro, Ska, Rock, Drum n´Bass e Hip Hop. Com o segundo álbum Transumâncias Groove de 2009, a "revolução" na música tradicional dá ainda mais um passo no aprofundar do Folk nacional, com originais do grupo para danças como o Vira, o Corridinho e as Saias. São compostos pela Joana Margaça (voz), Paulo Pereira (sopros), André Lourenço (teclas), Tó Zé (guitarras), Eddy Slap (baixo) e Luís Salgado (bateria).

17H30

Prova de Vinhos – Quinta dos Currais

18H00

Living Cooking com chef Nuno Queiroz Ribeiro

19H00

Living Cooking com chef Valdir Lubave
(confecção dos cogumelos recolhidos no passeio micológico)

23H30

Demonstração de Cocktails - Martini

24H00

Tochapestana
Os TOCHAPESTANA são donos de uma curta mas já vigorosa carreira, responsáveis por animarem as melhores festas e bailes, são capazes de incendiarem a plateia com as suas míticas performances non-stop, sendo já considerados um dos expoentes máximos da música dançável portuguesa. Existentes desde o Verão de 2004, os TOCHAPESTANA dividem-se neste momento entre Portugal, onde percorrem o país em formato baile popular e a Alemanha, essencialmente em Berlim.

Todo o dia

Parque Aventura – Tribolite.aventura

Domingo 21 de Novembro

10H

Abertura das Tasquinhas

10H

Passeio Micológico

Com Eng. Gravito Henriques

Concentração Praça Gil Pinheiro

11H30

Prova de Vinhos – Quinta dos Currais

Animação de Rua

Bombos da Liga dos Amigos do Alcaide

Bombos da Capinha

Grupo de Cantares Escola Secundaria do Fundão

Adufeiras Penha Garcia

Sebastião & Lyna

Teatro Agosto

Gzarkuk

Concertinas

Grupo de Cantares “As Sementinhas” do Centro de Dia do Castelejo

13H

Mega Almoço - Arroz de Cogumelos

16H30

Prova de Vinhos – Quinta dos Currais

17H00

Living Cooking com chef Valdir Lubave

18H00

Living Cooking com chef Nuno Queiroz Ribeiro

19H00

Lançamento de Livro Road tour do chef Chakal
Tal como os portugueses descobriram caminhos e continentes sempre em torno d comércio das especiarias, na senda de novos sabores, o chef Chakall encontra-se percorrer Portugal, ora descobrindo, ora revelando-o Neste tour nacional, divertido e apaixonante, o chef percorre 24 municípios para mostra que os saberes e os sabores andam de mão dada. Através dos espectáculos ao vivo com receitas e produtos locais, demonstra aos portugueses o seu entusiasmo e apego ao país em que escolheu viver. Ao longo do circuito por terras nacionais, o chef Chakall cozinha numa carrinha especialmente adaptada (de raíz) para o efeito, com uma cozinha incorporada, onde cozinha 3 receitas: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Os pratos da sua autoria, com ingredientes encontrados localmente, provam que para ser bom cozinheiro basta estar atento ao país que nos rodeia.

Todo o dia

Parque Aventura – Tribolite.aventura

Organização:

Agenda 21

Liga dos Amigos do Alcaide

Junta de Freguesia do Alcaide

Câmara Municipal do Fundão

Fundão Turismo, Empresa Municipal

Apoios:
Vanzann; Leiken; Smeg; Quinta dos Currais; Martini; Trilobite.aventura, Turismo de Portugal – Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão; Associação de Queijeiros da Soalheira; Ministério da Agricultura – DRAP Centro; Intermarché; Sousacamp; Bom Sucesso; Higibeira; Gardunha Viva; Inforgás; Pirex; Sagres; Vortextel; Sodicel; Luminarc; Oficina – Objectos de Design; António Abrantes – Enchidos Tradicionais; Casa do Cogumelo

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade

Ciclo de Palestras dos Míscaros 2010

Dia 20 de Novembro

Homenagem ao Biólogo João Amaral Franco _ Ano Internacional da
Biodiversidade _ Míscaros 2010

Organização:
Câmara Municipal do Fundão,
Agenda Gardunha 21
Liga dos Amigos do Alcaide
Casa do Cogumelo


20 Nov. 2010

Local: Sala da Associação da Liga de Amigos do Alcaide

14h30

Actividade

Colóquio “Vida e Obra de João Amaral Franco – contributo para a biodiversidade”
Objectivos

- Promover uma acção de divulgação da obra do biólogo João Amaral Franco dirigida à comunidade académica e à comunidade local: Temas: Vida e Obra de João Amaral Franco/ Preservação da Flora Portuguesa

20 Nov. 2010

Sala da Associação da Liga de Amigos do Alcaide
17h30

Oficina “Produza cogumelos em casa”
18h30

Convidados

- Teresa Vasconcellos (Prof. ISA)
- Fernando Queirós (ICNB)
- Câmara Municipal do Fundão
- Familiar de João Amaral Franco
- Albano Mendes de Matos
- João Pedro Luz (Prof. ISACB)

“Princípios de Inoculação”

- Casa do Cogumelo

- Sensibilização da população para a importância dos cogumelos no equilíbrio da natureza.
- Transmissão de conhecimentos sobre inoculação e cultura de cogumelos.

- Sensibilização da população para a importância dos cogumelos no equilíbrio da natureza.
- Transmissão de conhecimentos sobre inoculação e cultura de cogumelos.

Dia 21 de Novembro

Identificação dos Cogumelos Silvestres da Serra da Gardunha _ Míscaros


Organização: Câmara Municipal do Fundão,
Engenheiro Gravito Henriques, Liga dos Amigos do
Alcaide e Casa do Cogumelo

clique para aumentar


MISCAROS – Festival do Cogumelo

Durante três dias de animação e diversificadas acções, entre os giros dos sabores pelas cerca de 60 tasquinhas e o ouvido para a musica, não percam os momentos Live Cooking, com reputados Chefes de Cozinha, a confeccionar inovadoras receitas cujo ingrediente principal, claro está, será o cogumelo e o Mega Almoço, firmando a promessa de regresso para o próximo ano, composto pelo nosso tradicional arroz de cogumelos.

A organização do festival, que está na sua 2ª edição, resulta da iniciativa da Liga dos Amigos do Alcaide, Câmara Municipal do Fundão, Junta de Freguesia de Alcaide e Fundão Turismo, EM.


Agradecemos, desde já, a atenção dispensada e
aguardando pela sua presença, apresentamos os melhores cumprimentos,



--
Liga dos Amigos do Alcaide
Travessa do Loureiro S/N
6230-002 Alcaide
Tel/Fax: 275 547 000
E-mail: ligaamigosalcaide@gmail.com
Blog: http:\\laalcaide.blogspot.com

Sem comentários: