terça-feira, outubro 12, 2010

Aumento da Água em Fevereiro de 2010 na Covilhã_Vitor Reis Silva

"Maioria PSD/Carlos Pinto procede a mais um vergonhoso e brutal aumento do preço da água"

1. A expressão “ouro branco” é uma realidade na Covilhã. Depois do brutal aumento dos preços da água, saneamento e resíduos, implementado em Fevereiro de 2010, aumentos que recorde-se, representaram uma subida na factura da água entre 8% e 11%, a maioria PSD, uma vez mais, pela calada e sem aviso prévio, procedeu a um novo e brutal aumento, atingindo os 1º e 2º escalões dos consumidores domésticos, ou seja, os escalões que abrangem a esmagadora maioria da população.

2. Estes aumentos, tendo em conta que a Covilhã possui já o tarifário mais caro da região e um dos mais elevados do País, num momento em que o Governo PS se prepara para continuar a impor grandes sacrifícios aos trabalhadores, roubando nos salários e nas pensões, aumentando o IVA, cortando nas prestações sociais, e em que milhares enfrentam o drama do desemprego engrossando o nível de exclusão e da pobreza, são ainda mais chocantes e uma vergonha desmedida.

3. Esta decisão, que para uma factura de 5 m3 representa um aumento de 24% - sendo que só a componente do tratamento e conservação de esgotos sobe 135% no 2º escalão - é a prova provada de que a maioria PSD/Carlos não está preocupada com a redução do poder de compra e degradação da qualidade de vida da larga maioria dos Covilhanenses e suas famílias, com o aumento do desemprego no concelho, nem sequer com a qualidade dos serviços, mas sim com o objectivo de arrecadar mais uns largos milhares de euros para satisfazer a gula dos privados que são quem de facto comanda a empresa Águas da Covilhã e simultaneamente, procurar “tapar” os buracos duma gestão municipal ruinosa que ultrapassou há muito o limite do sustentável.

4. Os serviços de água, saneamento e resíduos são serviços essenciais a que todas as pessoas, independentemente da sua condição socioeconómica e localização geográfica devem ter acesso, princípio que agora é claramente ameaçado por mais este brutal e chocante aumento. Neste sentido, o PCP tudo fará o que estiver ao seu alcance para lhe dar combate, mobilizando, esclarecendo a população e exigindo que a Câmara Municipal proceda à sua imediata revogação.

Factura Mensal 5 m3/sem iva – água, saneamento e resíduos sólidos

2010
13,55

Julho 2010
16,82

Variação %
24,1%


clique para aumentar

Vitor Reis Silva

2 comentários:

pph disse...

Estavam a espera do que quando privatizaram o SMAS?

O povo é que paga, agora em vez de contribuirmos para a cidade, estamos a contribuir para enriquecer um conjunto de pessoas que nem da Covilhã são.

O próximo Presidente da camara que se amanhe com o que encontrar...

Anónimo disse...

mais 1 aumento vergonhoso que convem muito a quem esta integrado e ligado á admistraçao da ADC empresa que é 1 autentico " cartel da agua "...