Festival Y#08 – David Marques apresenta
“Future Plans”,
dia 30.Outubro.2010, na Covilhã
“Future Plans”, espectáculo de dança de David Marques, encerra a programação da oitava edição do Festival Y – festival de artes performativas. Dia 30.Outubro.2010, às 21h30, no Auditório do Teatro das Beiras [Covilhã].
Sobre “Future Plans”:
Future Plans joga-se na relação entre vários olhares, entre a virtualização de um futuro que é apresentado e a percepção que os intérpretes e o público vão construir dele. Neste jogo de visões, dois seres sozinhos, num espaço de pequenas dimensões, ritualizam um processo de mudança entre o presente o futuro. São propostas legendas, palavras que se conjugam com o movimento para construir leituras sobre a peça. A necessidade de celebrar a mudança como preparação do futuro parece resultar num estado de alheamento da realidade dos intérpretes e de prazer na aleatoriedade. Se a relação entre os corpos em cena poderá parecer votada ao fracasso, as legendas que são projectadas no palco sugerem uma possível narrativa onde se podem ler as coisas que não se vêem.
Festival Y#08 – Macarena Recuerda Shepherd,
dia 29.Outubro.2010, na Guarda
“That’s the story of my life”, espectáculo de teatro de objectos/multimédia de Macarena Recuerda Shepherd é o último espectáculo do Festival Y#08 – festival de artes performativas na Guarda. Para ver no dia 29.Outubro.2010 [6ª feira], às 21h30, no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda.
Sobre “That’s the story of my life”:
O meu objectivo é criar um álbum de família sem família. Encontrar nos diferentes suportes visuais uma narração diferente. Servir-me de imagens ou de imagens-texto para desenhar uma tipologia autobiográfica, a autobiografia visual, que mais do que o auto-retrato estabelece uma nova ligação entre o autor, a vida e a descrição da mesma. Assim surgem questões como os processos criativos que recorrem ao arquivo, a relação entre o registo e a lembrança, o diálogo entre o lugar e a memória.
Macarena Recuerda Shepherd
Festival Y#08 – António Júlio apresenta “200 gr.”,
dia 26.Outubro, na Covilhã
António Júlio apresenta a performance “200 gr.”, dia 26.Outubro.2010, às 21h30, no Auditório do Teatro das Beiras [Covilhã], no âmbito do Festival Y#08 – festival de artes performativas.
Sobre “200 gr.”:
200gr. não é a forma de eu dizer eu. É uma forma de exibição mas não assumida. 200gr. é uma forma de dizer um.
Se numa embalagem não existisse senão a designação de peso, nada ficaríamos a saber acerca da natureza do seu conteúdo. Esperaríamos pela sua revelação. Ansiaríamos por abrir a embalagem e conhecer o produto. E poderia ser que o produto do interior fosse outra embalagem com a designação de peso, que nos instigasse a continuar.
200gr. apresenta uma verdade escondida. Muitas vezes revelada, muitas vezes distorcida. É um lugar de existência.
Há uma tela de projecção que separa o público do performer. Nessa tela passa-se tudo o que é possível ver. Ao espectador é vedado o acesso ao que se passa, mas este pode ir adivinhando, pelos sons que ouve, pelo que imagina, pelo que projecta.
Na tela, sempre em sombra chinesa, vão passando personagens; conta-se pequenas histórias, ou histórias interrompidas – momentos que se relacionam uns com os outros por todos partirem de um só corpo, do mesmo sempre, que se multiplica, mutila, amplia, recorta ou reinventa. Joga-se com surpresa, num tempo suspenso, sem palavras ditas, nem música tocada. Tudo parte do silêncio e da luz para a obscuridade. É um espectáculo visual, minimal e sensível que deixa ao espectador a possibilidade de lhe acrescentar sons, palavras ou expressão a um rosto sem identidade.
O que eu apresento, do que eu falo é de identidade, da minha, de mim. Mas essa identidade é sempre a construção que faz o espectador. Não digo o meu nome, uso-me como um qualquer. E as respostas que tenho tido são de quem ao ver um, vê-se a si próprio em projecção e apõe-lhe as suas próprias histórias.
Festival Y#08 – Instalação “Corpo Memória Desperdício”,
de 20 a 30.Outubro.2010, na Covilhã
A instalação interactiva multimédia “Corpo Memória Desperdício”, uma co-produção Quarta Parede | Mestrado Design Multimédia da UBI poderá ser visitada de 20 a 30.Outubro.2010 [excepto nos dias 24 e 25], das 21h às 23h30, no Teatro das Beiras [Covilhã].
Sobre “Corpo Memória Desperdício”:
Corpo Memória Desperdício é uma instalação interactiva, um teatro de objectos onde fluem micro narrativas que o usuário tem que descobrir para criar as suas próprias histórias, entre um caos de objectos, cabos, palavras – os seus neurónios? – e mapas.
Este projecto foi desenvolvido no Laboratório de Instalações Multimédia Interactivas (LIMI) e surge de uma parceria estabelecida entre a Quarta Parede e o Departamento de Comunicação e Artes da UBI, com o intento de criar uma equipa interdisciplinar que envolva os estudantes do Mestrado em Design Multimédia com artistas e profissionais do design, das artes de palco, da informática e da electrónica. Do confluir de todas estas áreas emerge a magia da interactividade: as imagens e os sons despoletados por sensores que controlam os corpos, os desperdícios e, talvez, a nossa memória.
Com os melhores cumprimentos,
P'la Quarta Parede
Celina Gonçalves, produção
--
quarta parede
associação de artes performativas da covilhã
sede social: rua celestino david, lote 4, r/c dto.
6200-072 covilhã * portugal
secretariado: rua mateus fernandes, nº135, 2ºA
6200-142 covilhã * portugal
tel.|fax: +351 275 335 686 * tlm.: +351 969 785 312
qp@quartaparede.pt * www.quartaparede.pt
www.quartaparedecovilha.wordpress.com * www.vodpod.com/quartaparede
www.twitter.com/quarta_parede * www.facebook.com/quartaparede
Sem comentários:
Enviar um comentário