O jornalista do DIÁRIO de Notícias, Emanuel Silva, recebe hoje, às 18 horas, em Lisboa o prémio Justiça e Comunicação Dr. Francisco Sousa Tavares.
O galardão promovido pelo Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados (CDL) vai na segunda edição e tem como objectivo premiar trabalhos jornalísticos sobre a temática geral da Justiça (jornalismo judiciário) que tenham sido publicados em meios de comunicação social do país.
O jornalista madeirense foi um dos doze candidatos ao prémio e concorreu com um 'dossier' alargado de trabalhos (reportagem, entrevistas e notícias) sobre a cobertura noticiosa da área da Justiça na Região publicados entre Janeiro e Dezembro de 2007.
Emanuel Silva que começou a carreira jornalística no DIÁRIO de Notícias em 1995, após concluir a licenciatura em Comunicação Social na Universidade da Beira Interior, começou a dedicar-se ao jornalismo judiciário há pouco mais de uma década. "Gosto muito da área", confessa.
Já em relação ao prémio entregue hoje, o madeirense vê-o como uma recompensa pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, fruto de uma aposta na especilaização por parte da empresa EDN, mas sobretudo como "homenagem às centenas de jornalistas que todos os dias trabalham na imprensa regional portuguesa".
Além disso, e depois de ter sido o escolhido por um júri composto por João Palmeiro (presidente da Associação Portuguesa de Imprensa) Jaime Guarita (antigo presidente do Conselho de Administração das Selecções do Reader´s Digest Portugal), Carlos Pinto de Abreu (presidente do CDL), Miguel Matias e Vasco Marques Correia (vogais do CDL), o jornalista madeirense diz que tem agora uma responsabilidade acrescida, "porque o prémio vai exigir mais atenção naquilo que escrevo sem, no entanto, confundir o Jornalismo com o Direito".
Refira-se ainda que Emanuel Silva sucede a Sofia Pinto Coelho que, com o programa 'Falar Direito', transmitido na SIC-Notícias entre 2004 e 2006, venceu a primeira edição do prémio Dr. Francisco Sousa Tavares.
Ana Luísa Correia
Sem comentários:
Enviar um comentário