sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Turistrela defende privatização da limpeza de neve nas estradas da Serra

A concessionária do turismo na Serra da Estrela volta a criticar o fecho dos acessos ao maciço central, dizendo que a situação "penaliza gravemente toda a região".

Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, que gere dois hotéis e a estância de esqui na Torre, considera que "o encerramento e as reaberturas muito tardias" das estradas estão a tornar-se num "hábito" com consequências "graves" para a economia local.

"Mais uma vez, após uma noite sem nevar, os acessos ao maciço central da Serra da Estrela reabriram hoje [na passada quinta-feira] às 9h30. Mas já houve vários dias em que as estradas reabriram entre as 12 e as 13 horas, o que põe em causa o nosso serviço, postos de trabalho e a imagem da nossa região", sublinhou. Segundo o empresário, "os turistas já não vêm, pois, cada vez que neva, já sabem que as estradas estão fechadas. É uma ideia que quase se vulgarizou e que penaliza bastante quem trabalha na Serra". E exemplifica, dizendo que "a comida nos restaurantes estraga-se pela falta de clientes, os cafés não vendem cafés e nos hotéis notam-se os cancelamentos e os clientes a desesperar. Além disso, afasta-se também os possíveis visitantes das cidades e aldeias da região". Este ano, a EN 338, entre Manteigas e os Piornos, e a EN 339, que atravessa a zona alta da Serra, ligando a Covilhã a Seia, passando pela Torre e a Lagoa Comprida, estiveram fechadas ao trânsito vários dias por causa dos nevões.

A Turistrela sugere, por isso, a privatização do serviço de limpeza de neve com a introdução de um sistema de penalização por dias de estradas encerradas, como acontece em Espanha. "Com certeza que, nesse caso, haverá todo o interesse em manter as estradas abertas o maior número de dias, colocando mais meios mecânicos e humanos no terreno", declarou Artur Costa Pais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eheh, mais um tacho pro monopolio, este sabe-a toda. Ainda acabam por lhe vender é a serra toda, com estradas incluidas e etc, e quem la tiver casa passa a pagar-lhe renda. Sim isso mesmo, Condado da Serra da Estrela.

Anónimo disse...

Muito bom! Mas nem tudo é mau! Ainda ganhas uma "Experiencia" (que agora é a moda) de Hummer e umas aulinhas na estância de ski á borla...os monitores pagam, não tem problema!