quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Ciclo do Queijo da Serra da Estrela para promover Região

O evento visa promover este produto genuíno e com um peso económico muito importante na Região. As autarquias que organizam este Ciclo aproveitam a afluência de visitantes para promoverem o queijo, outros produtos regionais, espectáculos musicais, animação de rua e desfiles de Carnaval.


O queijo da Serra da Estrela vai estar em destaque num ciclo anual de feiras que começou no fim-de-semana de 6 de Fevereiro em Penalva do Castelo, distrito de Viseu, e se prolonga nas próximas semanas em diversos concelhos do distrito da Guarda.

São várias as câmaras municipais da zona da Serra da Estrela que continuam a realizar anualmente as tradicionais feiras do queijo de ovelha para promoção deste produto genuíno, que tem um grande peso económico na região.

João Madanelo, técnico da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), afirmou que na região, «em função do efetivo ovino existente, há um potencial produtivo de mil toneladas de queijo de ovelha», produzido a partir de leite de efetivos da raça Serra da Estrela. Acrescentou que a região também produz, em cada ano, cerca de dois milhões de unidades de requeijão.

Segundo o responsável, na campanha deste ano, não estão previstas grandes «variações» em relação à média anual de queijo produzido, embora reconheça que «este ano foi de abundância de comida» para os animais.

Semana do Carnaval o queijo também é «rei» nos concelhos de Seia (13 de fevereiro), Celorico da Beira (12, 13 e 14), Gouveia (12 a 16) e Manteigas (16).

As autarquias aproveitam a muita afluência de visitantes à região para promoverem o queijo e outros produtos regionais, sendo que, para além da venda de queijo, também promovem espetáculos musicais, animação de rua e desfiles de Carnaval.

João Madanelo reconhece que as mostras que se realizam nesta época do ano nesta zona do interior do país representam «algum contributo, enquanto chamada de atenção» para o queijo produzido na Serra da Estrela.

Recorde-se que a região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela integra, entre outros, os concelhos da Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Mangualde e Covilhã, onde segundo fonte da ANCOSE, existe um efetivo de 100 mil ovelhas.

Sem comentários: