terça-feira, fevereiro 09, 2010

BE promove audição pública sobre Política Cultural na Biblioteca da Covilhã_13 fev'10_18h

Bloco promove audição pública sobre Política
Cultural na Biblioteca da Covilhã

No próximo Sábado, 13 de Fevereiro, pelas 18h, a Deputada do Bloco de Esquerda Catarina Martins vai estar na Biblioteca Municipal da Covilhã numa Audição Pública sobre Política Cultural no distrito de Castelo Branco, para a qual foram convidadas as principais associações e grupos de acção cultural do distrito.

Esta sessão pública na Covilhã insere-se num Roteiro sobre a Cultura que a Deputada e Actriz eleita pelo Bloco de Esquerda está a fazer pelo país. De acordo com o Bloco de Esquerda: “nos últimos 10 anos Portugal assistiu a alterações profundas na dinâmica cultural do país, que não foram, no entanto, acompanhadas do necessário investimento financeiro, nem de corpo legislativo que assegurasse o serviço público que se exige nesta área”.

Nesta sessão promovida pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda e o Bloco de Esquerda do Distrito de Castelo Branco serão debatidas: questões relacionadas com a criação de cartas de missão para os equipamentos culturais, incluindo definição de objectivos de programação, serviços pedagógicos, requisitos técnicos e humanos, contratos-programa de financiamento e concursos para direcção, assim como questões relativas ao equilíbrio entre regulamentação nacional e autonomia local, regulamentação de redes e financiamentos directos e indirectos à criação e difusão artística.

Na passada sexta feira, 7 de Fevereiro, a deputada Catarina Martins viu aprovado na Assembleia da República o projecto resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a Criação da Modalidade de Apoio a Primeiras Obras no âmbito dos Apoios Directos às Artes atribuídos pelo Ministério da Cultura. O projecto, que promove o acesso dos jovens criadores aos apoios do Ministério da Cultura, foi aprovado com os votos a favor do BE, PCP e PEV e com as abstenções do PS, PSD e CDS. Este projecto resolução foi o primeiro diploma na área da Cultura, de qualquer bancada parlamentar, a ir a votação nesta legislatura.


Com os melhores cumprimentos,

Pelo Bloco de Esquerda

João Nuno Mineiro

4 comentários:

Oi? disse...

Eu só gostava era de saber porque é que um partido de relevância residual tem tanto destaque neste blog...

Anónimo disse...

Se calhar, porque promove mais iniciativas, que os ditos partidos "grandes".

Anónimo disse...

Iniciativas? Só se forem concertos de homenagem ao Bob Marley e sessões de orgia gays! ahahahahahahahahaah

Anónimo disse...

Anónimo das 10:31, por acaso na última orgia gay até te portaste bem. E o mais engraçado, é que pediste mais. Beijos amoreeee