quinta-feira, setembro 10, 2009

«Políticos e media sociais: o que vem pela frente?»

"Ano passado participei do encontro entre alguns blogueiros e o prefeito/candidato Kassab, curiosamente nesse dia 14/08 fará um ano que esse encontro aconteceu. "

Na verdade o relacionamento entre blogosfera e política é tão antigo no Brasil quanto a blogosfera em si, sempre foi um dos principais assuntos ao lado de entretenimento e tecnologia. Temos políticos que tinham blog antes dessa "moda" como é o caso da atual sub-prefeita Soninha e também casos de blogueiros processados por políticos, a exemplo do que aconteceu com Alcinéa Cavalcante e Leonardo Sakamoto.

Encontros desse tipo são um avanço nesse relacionamento. Acho extremamente positivo esse tipo de diálogo, mas, na época dei uma declaração a Folha de São Paulo que resgato agora: "Ter a oportunidade de falar não significa nada se não tiver avanços".

Será que tivemos avanços um ano depois?

• Apesar da então candidata a prefeitura de fortaleza Luizianne Lins ter "censurado" o twitter no Brasil, a ferramenta de microblogging tornou-se extremamente popular entre os políticos. O Estado de São Paulo mantém uma imensa lista de políticos que estão usando o twitter.

• O governador do RJ, Sérgio Cabral, determina a prisão do blogueiro Melquisedec Nascimento, do blog Militar Legal.

• A Câmarados Deputados lançou sua rede social, o e-democracia, "um portal de interação e discussão virtual da sociedade com o objetivo de promover debates e o compartilhamento de conhecimento no processo de elaboração de políticas públicas e projetos de lei de interesse estratégico nacional".







• O Ministério da Cultura lançou a Cultura Digital uma rede social para discussão das políticas públicas de cultura digital.

• Foram lançados portais como o Adote um Vereador e o Respeite.Me para que a população possa acompanhar os agentes políticos.

• O governador de MG, Aécio Neves, se encontrou com o vice-presidente mundial do Google, Vint Cerf, e com alguns blogueiros no Palácio da Liberdade. Apesar do evento ter espaço para perguntas o governador saiu rapidamente após seu discurso, levando Vint Cerf e deixando as perguntas dos blogueiros para os secretários de governo que foram bastante atenciosos.

Andrea Matarazzo começa a atender os munícipes de São Paulo via twitter, apesar da iniciativa ser muito bacana ainda não li alguém que se manifestou publicamente informando que o problema foi resolvido update Aqui tem dois exemplos de solicitações atendidas através dessa iniciativa. Estranhamente a Prefeitura de São Paulo bloqueou o Twitter para servidores.

• O blogueiro Cássio Augusto é processado pela Administração Pública de Nova Londrina, PR.

Fazendo um balanço, fica claro que, apesar de diversas iniciativas visando a aproximação da população com a esfera política, ainda é cedo para dizer que temos algum tipo de proximidade ou percebemos alguma melhora clara. Tudo que temos são indícios de boas intenções que na prática parecem mais campanha eleitoral antecipada do que algo de efetivamente produtivo para o cidadão brasileiro.

O que cobrei em ambos os eventos que participei, com Kassab e Aécio Neves, ainda está longe de acontecer: não bastam iniciativas isoladas para ouvir a população, é preciso começar a priorizar, dar satisfações e entregar resultados. Tudo isso acompanhado de uma comunicação contínua e bilateral.

O exemplo mais próximo desse diálogo que tenho conhecimento são dos blogs de sub-prefeituras aqui em São Paulo como o da Lapa (administrada por Soninha) e o da Vila Mariana (este último infelizmente está parado desde outubro/2008 quando Fábio Lepique deixou o cargo). Se você conhecer outros exemplos me avise.

Espero que a nova lei eleitoral, apesar dos problemas já levantados, passe pelo Senado e providencie algum tipo de avanço. Permitir que os candidatos usem redes sociais durante a campanha cria mecanismos para documentarmos e fiscalizarmos suas promessas mais facilmente. Quem sabe eles começam a gostar da coisa e continuam usando depois de eleitos? : )

Ainda quero acreditar que podemos mudar alguma coisa no país, a internet está aí para facilitar, só falta entendermos a diferença entre uma revolução de verdade e ficar com a bunda no sofá."

interney.net

Edney Souza Diretor de Operações da Polvora! Comunicação e Sócio Administrador da Blog Content. Mantém o popular InterNey.Net - (In)formação e (In)utilidade. No Twitter é Interney.


1 comentário:

Stelleo Tolda disse...

O interessante desta rede é que a opinião pode ser compartilhada com outros membros e quanto mais concordâncias obtiver, maior peso terá a solicitação daquele usuário. Com certeza, a rede também é um instrumento para a construção e para o exercício da cidadania, ainda que de forma remota e online.
Também falei sobre isso no MLOG: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2009/10/07/uma-rede-social-para-exercer-a-cidadania/.

Abraços,
Stelleo Tolda
WWW.mercadolivre.com.br/mlog