sexta-feira, setembro 04, 2009

EXPOSIÇÃO NO ARQUIVO MUNICIPAL DA COVILHÃ & CASA DOS MAGISTRADOS

A exposição documental “juiz de fora”, que pode ser observada no arquivo municipal da Covilhã até ao próximo dia 30 de Setembro, fala de um magistrado nomeado pelo rei de Portugal para actuar em comarcas onde era necessária a intervenção de um juiz isento e imparcial.

A figura do Juiz de Fora surgiu em Portugal em 1327, com o rei D. Afonso V. A introdução desta figura judicial encontra justificação na necessidade de nomear um juiz isento, imparcial e literalmente, de fora das povoações, a fim de garantir julgamentos justos.O cargo não podia ser exercido no local de origem ou na residência habitual do magistrado. Também não eram permitidos quaisquer outros vínculos com a população local, por meio de matrimónio ou amizade íntima.

De acordo com a CMC, o arquivo municipal da Covilhã tem à sua guarda documentação relativa ao juiz de fora, daquela comarca, entre os anos 1710 e 1897, desde a correspondência recebida e expedida, passando pelos autos de exame em primeiras letras, privilégios, até certidões, escrituras, inventários, queixas e crime.A exposição pode ser visitada todos os dias úteis, no arquivo municipal da Covilhã, das 9:00h às 17:30h.

RCB

....................

PRIMEIRA

É o nome da exposição de Lina Valério, patente na Casa dos Magistrados, na Covilhã, até final do mês.

Lina Sandi Valério, nasceu em Oyonnax uma cidade francesa perto de Lyon, no ano de 1979. Viveu no Porto alguns anos, acabando por escolher a Covilhã para residir e hoje considera-a como “ a sua cidade”.

Licenciada em radiologia no Porto, desde pequena que gosta de desenhar e pintar. Autodidacta e sem qualquer formação artística, Lina Valério apresenta pela primeira vez os seus trabalhos.

RCB

....................

Sem comentários: