sábado, agosto 08, 2009

«Uma agenda de contactos chamada Twitter»

O que permitem 140 caracteres? Uns levam à letra o what are you doing?, outros, encaram-no como uma ferramenta de comunicação, profissional, dado o seu potencial ao nível de breakingnews e/ou marketing viral. No meu caso, tem sido particularmente útil aos níveis académico e profissional.

Para além de algumas referências, na área (por cá), como @agranado, @alexgamela, @PauloQuerido ou @simaocc, cujos conteúdos acompanho com interesse, registo dois outros exemplos, da utilidade que tem representado o Twitter.

Na recta final da licenciatura em Comunicação Social e Educação Multimédia, participei numa sessão de seminário cujo orador foi @joaoduarte. O tema “Comunicação em tempo de crise” era apelativo e a dinâmica empregue acabaria por valer a aposta. Já de volta ao Twitter, dei com a conta do CEO da YoungNetwork e comecei a segui-lo (follower recomendado). Uns twits mais tarde, resolvi convidá-lo para um regresso a Leiria. Trocamos contactos via DM, desta vez para a sessão “Media: O poder das boas histórias”. Nova aposta ganha.

Concluído o percurso académico, 1.º ciclo, a continuidade estava em stand by, até começar a avaliar a oferta formativa, ao nível de mestrados. “E pensar em doutoramento, fazendo investigação com financiamento de bolsa? É uma hipótese”, interpelou, via Twitter, a Inês (@ciberesferafollower recomendado). “WTF?!” pensei. Depois de uma troca de DM’s e posterior avaliação junto de outros docentes, que conheciam melhor o meu percurso, decidi avançar. Afinal – segundo eles – até tinha um currículo capaz de tal feito. Parece que tinham razão (e eu a pensar – ainda penso – o contrário).

Depois há momentos de descontracção, estilo fait-divers, como a curiosa história que mete um quiosque, um TwitterConcurso e a primeira edição da Playboy.

twitterportugal.com

Sem comentários: