A Câmara Municipal de Lisboa avançou com uma participação às autoridades, depois de esta manhã a bandeira das armas da cidade hasteada na câmara da autarquia ter sido substituída por uma da Monarquia, de acordo com um comunicado divulgado pela CML.A bandeira monárquica esteve hasteada na varanda dos Paços do Concelho, em Lisboa desde a madrugada, substituindo a outra que lá estava, que entretanto desapareceu.
"A Câmara Municipal de Lisboa retirou na manhã de hoje da varanda principal dos Paços do Concelho uma bandeira azul e branca com as armas da monarquia que durante algumas horas ali esteve hasteada, substituindo indevidamente a bandeira com as armas da cidade que entretanto desapareceu.", afirma a autarquia em comunicadom, acrescentando que "na sequência do incidente, o Município de Lisboa tomou medidas no sentido de averiguar as circunstâncias em que este ocorreu, tendo participado o caso às autoridades competentes"
Contactado pelo i durante a manhã, o gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Lisboa disse desconhecer a situação. Às 12h45, a bandeira da Monarquia continuava hasteada, mas entretanto, durante a tarde, foi retirada.
A acção, reivindicada pelos autores do blogue "31 da Armada", pretende assinalar o centenário da República, que se comemora a 5 de Outubro do próximo ano.
Em comunicado, os autores do blogue relatam que "durante a madrugada, e apesar da forte vigilância policial,elementos do 31 da Armada (Darth Vaders) subiram heroicamente até à varanda do Paços do Concelho e hastearam a bandeira azul e branca".
Classificam esta acção como sendo de "guerrilha ideológica" e comparam-na com os acontecimentos de há 99 anos "no dia 5 de Outubro, um punhado de homens, contra a vontade da maioria dos Portugueses, tinha feito a mesmíssima coisa proclamando assim a República."
Hoje, diz o "31 da Armada", "foi restaurada a legitimidade da Monarquia". Há 99 anos o país "ficou a saber por telegrama", hoje "fica a saber pela Internet."
Veja aqui o blogue "31 da Armada".
Sem comentários:
Enviar um comentário