sábado, dezembro 29, 2007

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Breves do "O Interior"




Edição Covilhã







Serra da Estrela quase esgotada



Hotel Turismo da Guarda sem programa de “Réveillon” por causa das programadas obras de remodelação







Município de Manteigas insiste nos túneis



Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, moção de censura aos estudos das acessibilidades à Serra da Estrela por ignorar ligações do concelho







O futuro dos têxteis da Beira Interior em debate



Vários representantes e dirigentes sindicais do sector estarão reunidos a 14 de Janeiro na Covilhã






«O Fundão merece outras prendas de Natal»



PCP vai votar contra a privatização da água no município e critica fecho nocturno das urgências no Hospital






A Beira Interior em livro



”Dinâmicas de Desenvolvimento e Valorização dos Recursos Endógenos na Beira Interior” foi apresentado, na última quinta-feira, por Adriano Pimpão






Aprender a confeccionar comida vegetariana



Centro de Informação Ambiental do Fundão promove curso de iniciação à cozinha vegetariana

ou não....

Companhia@fim de ano2007/08

Sábado, 29 de Dezembro
12º Aniversário
12 Anos em boa Companhia!


Segunda, 31 de Dezembro
New Year's Eve
LUCA RICCI
Dj Baltasar e Audiologic


Pista Caribe:
Dj D@s_Sen@s e Dj Káká

Opening Session 2007_Serra da Estrela

«O meu restaurante é para fumadores»


fumar
Onde se poderá fumar? Que adaptações é preciso fazer em restaurantes, bares e discotecas? A lei e ntra em vigor dentro de dias, mas ainda há muitas dúvidas, sobretudo entre os comerciantes.

A maior interrogação prende-se com os espaços com menos de 100 metros quadrados. António Condé Pinto, director-geral da Unihsnor (União das Empresas de Hotelaria, de Restauração e de Turismo de Portugal), disse ao PortugalDiário que «esses estabelecimentos podem escolher entre serem para fumadores ou não fumadores». A mesma informação foi avançada por António Fonseca, presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP), e por vários comerciantes contactados pelo nosso jornal.

António Gomes da Silva, proprietário do restaurante Solar do Pátio, no Porto, já decidiu: a partir de 1 de Janeiro, o restaurante será um espaço de fumadores. «Eu sou fumador, assim como 99 por cento dos meus clientes, por isso, só faz sentido que permita fumar». O responsável adianta que está a preparar o restaurante com extracção para o exterior e já tem o dístico de fumadores para colocar na porta.

Mas esta decisão pode não ser assim tão simples. Nina Sousa Santos, jurista da Direcção-Geral de Saúde (DGS), explicou a nova lei ao PortugalDiário: os estabelecimentos (com menos de 100 metros quadrados) podem permitir fumar em algumas áreas desde que «estejam devidamente sinalizadas com dísticos, sejam separadas fisicamente das restantes instalações ou disponham de dispositivo de ventilação que evite que o fumo se espalhe às áreas contíguas e seja garantida a ventilação directa para o exterior que proteja, dos efeitos do fumo, os trabalhadores e os clientes não fumadores».

Questionada sobre se é possível que um estabelecimento tenha toda a área para fumadores, a jurista remeteu-nos novamente para a lei que assinala que «sempre que possível devem existir espaços separados para fumadores e não fumadores». Nina Sousa Santos acrescenta que «dificilmente um comerciante provará que não é possível essa separação». Mas é aqui que está o problema, já que o critério não está definido.

Sistemas de ventilação não são eficazes

A DGS divulgou esta quinta-feira uma circular onde esclarece que «os sistemas de ventilação actualmente disponíveis não são suficientemente eficazes para eliminar totalmente» o fumo. No entanto, «tal não obsta a que seja legalmente admissível a sua utilização, em alternativa à separação física das restantes instalações, considerando, designadamente, que esta lei entra em vigor por um período de tempo indeterminado».

A lei não prevê especificações relativamente ao sistema de extracção de ar a usar em ambientes de fumadores, a não ser a exigência de que «proteja dos efeitos do fumo os trabalhadores e os clientes não fumadores», o que também não está definido, pelo que a DGS cita alguma legislação geral.

O Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE) define requisitos de qualidade do ar, designadamente para espaços onde seja permitido fumar e espaços de não fumadores. Por exemplo, em espaços onde seja permitido fumar servidos por novas instalações de climatização sujeitas ao regulamento, os valores passam a, pelo menos, 60m3/(h.ocupante).

Como responsáveis pela medição de níveis de concentração de poluentes são indicadas as Agência Portuguesa para o Ambiente e Agência para a Energia, esta última no que diz respeito a peritos.

«No entanto, deve entender-se, num plano interpretativo e não vinculativo, que os locais que respeitem as concentrações máximas de referência de poluentes exigidos para a qualidade do ar interior, em especial naqueles onde se opta por permitir fumar, poderão ser considerados conformes com a Lei n.º37/2007», lê-se na nota informativa.

No dia 1 de Janeiro os inspectores da ASAE vão para o terreno. António Fonseca, da ABZHP, pede que a primeira acção seja pedagógica porque «os hábitos são muito difíceis de mudar e ainda há muitas dúvidas».

Portugal Diário

Será que a Disney também vai a tribunal?


quarta-feira, dezembro 26, 2007

O espírito de Natal

"Esta imagem foi tirada ontem na nossa cidade, ou seja, no Dia de Natal. Apetece dizer que é a isto que se resume, hoje em dia, o espírito natalício das pessoas. Alguém ainda se lembra do que se comemora por estes dias?

Nesta situação, podemos facilmente criticar os serviços camarários. Afinal de contas, o número de ecopontos distribuído pela cidade é perfeitamente ridículo, sobretudo o de ecopontos amarelos. Acresce ainda o factor da Covilhã ser a única autarquia do continente não abrangida pelo sistema Ponto Verde (ver aqui ), o que cria nas pessoas a sensação de que o seu esforço em separar os resíduos é inútil. Esta é uma situação que a câmara deveria esclarecer urgentemente.

No entanto,a verdade é que também não se pode exigir que haja recolha de lixo na manhã de dia 25. Todos temos direito ao usufruto do feriado de Natal. E pela televisão, e sem que isto sirva de desculpa à falta de ecopontos na Covilhã, noutras cidades do nosso país o cenário é similar.

E isto acontece porque a principal culpa desta situação é dos cidadãos que são absolutamente incapazes de ter um mísero saco de lixo em casa durante 24 horas; lixo que em grande parte não é de natureza orgânica e não produz qualquer tipo de odor. Isto já para não falar que grande parte destes resíduos, nomeadamente o papel e os plásticos das embalagens, deveriam ser encaminhados para os ditos ecopontos.

Isto mostra que para chegarmos ao 3º mundo basta sairmos de casa...Vinte anos de convívio com a Europa comunitária tornaram-nos mais ricos em bens materiais, como os telemóveis ou os Gps, mas em termos de cultura e de educação cívica, continuamos tão atrasados e subdesenvolvidos como antes.

Bem podem vir com campanhas publicitárias como a recente "Europe´s west coast" que não mudam o essencial da nossa natureza: o sul terceiro-mundista da Europa".

--
Pedro Nuno Teixeira Santos
(http://sombra-verde.blogspot.com/)

Muros atrasam obras no Parque da Goldra

As previsões iniciais da Câmara da Covilhã apontavam o final do ano como altura de conclusão das obras do maior parque da cidade, na Goldra, mas os trabalhos estão atrasados devido à abertura de um concurso limitado para a requalificação de muros que não se pensava necessitarem de intervenção.
O parque inclui cinco quilómetros de muros, a maior parte dos quais recuperados, mantendo a pedra original e só recorrendo a betão onde estritamente necessário. “O projectista inicial entendeu que uma parte desses muros não precisava de intervenção, mas na obra verificou-se que muitos deles não tinha solidez para se manterem nesse estado”, conta Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã.

O novo encargo, refere o autarca, “gerou uma divergência de opinião no orçamento entre os construtores e a Câmara”. A autarquia não aceitou o valor da requalificação desses muros proposto pelos construtores, “pelo que tivemos de abrir um concurso limitado para reconstrução e qualificação dos muros, que está agora a decorrer”, explica o edil, acrescentando: “Quando o concurso estiver acabado, vamos avançar com a intervenção nesses muros”. De qualquer forma, “estão a decorrer o resto dos trabalhos”, sustenta Carlos Pinto
Garantindo que “em 2008 o parque estará concluído”, o autarca entende que se trata de “uma obra difícil, quase de artesanato, pois envolve muitas plataformas, equipamentos, arborização e iluminação”.


Diário XXI

terça-feira, dezembro 25, 2007

segunda-feira, dezembro 24, 2007

Today by Night

Vídeo de Natal

Postais de Natal



Será que é para acreditar?

Contratada a construção de duas piscinas

A reunião pública da Câmara da Covilhã, que decorreu ontem na vila do Teixoso, teve como principal destaque a assinatura dos contratos de construção de duas piscinas ao ar livre no concelho, ambas projectadas pelo arquitecto Marçal Grilo. A empreitada da piscina de lazer do Teixoso, que inclui um acesso rodoviário, fica a cargo da Constrope e tem o custo de 1.236.000 euros. O seu prazo de construção é de 103 dias.
“É uma piscina com 500 metros quadrados de espelho de água, com um amplo terreno circundante”, bar, balneários e vestiários, descreveu Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã. A outra assinatura de contrato de construção foi da piscina-praia, junto ao Jardim do Lago. A autarquia tinha já dado luz verde para o arranque dos trabalhos, mas o Tribunal de Contas deu parecer negativo ao processo e o concurso ficou sem efeito. “Por causa de uns pormenores, fomos obrigados a reiniciar o processo e abrir novo concurso”, lamentou Carlos Pinto. A empreitada é levada a cabo pela Sociedade de Construções José Coutinho, pelo valor de 2.203.000 euros e tem 180 dias de prazo de construção.


Diário XXI

sábado, dezembro 22, 2007

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Mais um postalinho

Cardápio - E porque hoje merecemos beber um bom vinho!

A aposta da semana vai para:

Moët ChandonP.V.P Aprox.: 60 €


Hoje vai ser diferente das outras sextas-feiras… Nada melhor para finalizar o ano, do que beber um bom champagne. Assim, aqui vos deixo uma aposta a considerar: Moët Chandon.

Aproveito a oportunidade para desejar Boas Festas e um Ano de 2008 cheio de surpresas mafiosas!

Um abraço… e até ao mega jantar!

Bom fim-de-semana e boa colheita!

Tá quase...



Oitavos final Champions League

Celtic Glasgow (Escócia) – FC Barcelona (Espanha)
Olympique Lyon (França) – Manchester United (Inglaterra)
Schalke 04 (Alemanha) – FC Porto (Portugal)
Liverpool (Inglaterra) - Inter de Milão (Itália)
Roma (Itália) – Real Madrid (Espanha)
Arsenal (Inglaterra) – AC Milan (Itália)
Olympiakos (Grécia) – Chelsea (Inglaterra)
Fenerbahçe (Turquia) – Sevilha (Espanha)

Correpondência da C.M.C


Olá caros mafiosos esta carta foi enviada para todos os funcionarios da autarquia, agora gostaria que os me explicassem qual a diferença que o sr carlos pinto faz na ultima linha entre """todos os funcionários e trabalhadores do município"""quer dizer os tabalhadores não são funcionários? e os funcionários não são trabalhadores? eu sei que há diferenças entre o pessoal uns trabalham e outros não mas não era preciso ele admitir isso,

e já agora na 1ª linha diz """na sequência do anúncio que fiz""" (diz ele). e na penultima linha diz """com esta medida pretendemos"""mas afinal quem manda? é ele ou têm mais alguêm a dar uma ajudinha por trâs.

Merry Mixmas

Bombons de Natal




quinta-feira, dezembro 20, 2007

E a Ponte do Covão????



Já vai algum tempo que não sei nada sobre a ponte de "ferro" que queriam fazer no covão...perdão, a ponte que queriam substituir pela ponte velha de madeira... Já mudaram?...aidna não?? Pois queria aqui deixar um exemplo de como se pode construir uma ponte de MADEIRA que garanta a segurança e que sobreviva às tempestades e temperaturas negativas, num País civilizado e de 1ªcategoria:


Para quem nao percebe...no caso de algum dos marmanjos que quer mudar (ou que ja mudou) a ponte estar a ver isto, sao umas Paletes por baixo da ponte ... ao meio, para compensar...bom nao interessa que isso ja era complicado explicar.
E ja agora reparem no pormenor ... nao tem uma das barreiras laterais!
Ou seja o gajo que quer a ponte de ferro ja ta a pensar: "Mas a minha tem proteções laterais dos 2 lados!"

Breves do "Notícias da Covilhã"


Câmara divulga nome de pais “caloteiros”
Quem não paga vai para o "prego"
Lista será divulgada, a partir de Janeiro,no boletim municipal
19-12-2007 NC Covilhã
Covilhã mostrou-se solidária
Concerto na ANIL reuniu muita gente
Com a ajuda da voz de crianças, o movimento Covilhã Solidária reuniu mais
de duas mil pessoas no pavilhão da Anil. Ricardo Azevedo e Toy ajudaram à festa,
que deve ter reunido os 25 mil euros pretendidos
19-12-2007 Ana Ribeiro Rodrigues Covilhã
Fundação Pêro da Covilhã ganha nova vida
Estrutura reactivada
A estrutura, criada há 14 anos, nunca chegou a entrar em funcionamento.
Vai
agora servir de chapéu para o apoio a várias instituições do concelho

19-12-2007 ARR Covilhã
Acessibilidades vão marcar início do ano
Prioridade no Orçamento de 2008
Câmara lança obras que custam três milhões de euros e que dão especial
relevo às acessibilidades. Reconversão do Cine Centro também avança,
mas com custos acima do previsto

19-12-2007 ARR Covilhã
“Eles comem tudo e não deixam nada”
Centros comerciais em crescimento na Beira Interior
Onde vai comprar neste Natal? A pergunta é feita, vezes sem conta, neste período de grande consumismo, num País em que os “hipers” e os “shoppings” estão em força. Quem se queixa são os pequenos comerciantes que, dizem, têm os dias contados.
A Beira Interior não escapa à tendência nacional: existem já imensas grandes superfícies comerciais. E mais algumas vão nascer, para o ano, na Covilhã e Guarda
19-12-2007 João Alves Centrais
Plano e Orçamento passa com chumbo da oposição
Em Belmonte
A maioria socialista aprova o Plano e Orçamento, de nove milhões e
meio de euros e regozija-se por este contemplar, por exemplo, o
Complexo Desportivo. A oposição vota contra, pois diz que o documento
deste ano é “uma cópia de 2008”
19-12-2007 JA Região
Carlos Xistra: o novo árbitro internacional de Portugal
Já pode apitar jogos da UEFA
Era o sonho perseguido, há muito, pelo árbitro covilhanense. Carlos Xistra, em 2008, será árbitro internacional. O que quer dizer que, em breve, poderá apitar jogos da Taça UEFA ou Liga dos Campeões. Mais um passo na carreira do árbitro covilhanense, aos 33 anos
19-12-2007
http://www.noticiasdacovilha.pt/
JA Desporto

ADRIVENTURA_Passeio pedestre na neve...Serra da Estrela‏

"O prazer no trabalho, aperfeiçoa a obra". (Aristóteles)


A Adriventura vem, através deste meio, exibir o definitivo Plano de Actividades para o 1.º Semestre de 2008 (Jan. a Jul.).

A primeira actividade decorre já em Janeiro, dia 19/01/2008, com o 1.º Passeio Pedestre na Neve, com recurso a raquetes de neve (um equipamento concebido especialmente para facilitar o andar sobre a neve).


O mesmo vai acontecer em pleno planalto central da Serra da Estrela, tendo como pano de fundo o planalto glaciário, a Lagoa do Covão do Quelhas e a Lagoa Serrano, duas das lagoas mais bonitas e imponentes da Serra da Estrela, que apenas têm acesso pedonal.

As pré-inscrições encontram-se abertas até dia 10/01/2008 (ver anexo), bastando para tal qu nos solicite a Ficha de Pré-Inscrição.

Se desejar informações mais específicas sobre a actividade e os seus conteúdos, por favor, contacte-nos via mail, tlf ou tlm.

Se mais de momento e desejando um Bom Natal e Feliz Ano Novo, despedimo-nos como os nossos melhores cumprimentos.

Pela Adriventura,

Nuno Adriano
Tlf. / Fax: (+351) 275 325 919
Tlm: (+351) 919 462 183 / 916 875 900
Animação Turística - Alvará n.º 2/2005
Licença de Animação Ambiental n.º 77 - PNSE 4/2006

Breves do "O Interior"



Edição Covilhã





“Slideshow” na Assembleia Municipal da Covilhã


Carlos Pinto apresentou fotografias da cidade «de hoje e de antigamente» e calou críticas da oposição






Turismo continua autónomo na Serra da Estrela


A nova Região de Turismo da Serra da Estrela vai ganhar mais quatro concelhos, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Mêda e Sabugal, e perde Oliveira do Hospital






Colmeias taxadas na Malcata


Reserva Natural vai cobrar 12 euros por ano por cada uma que seja colocada no seu perímetro






“Covilhã Solidária” juntou mais de duas mil pessoas


Iniciativa contou com a participação de Toy, Ricardo Azevedo e até o Sporting colaborou






Fundão entrega água a privados em 2008


Câmara vai avançar com duas novas zonas industriais em Silvares e a Sul da Gardunha






Covilhã mais líder


Auto-golo garantiu vitória sobre o “lanterna vermelha” Rio Maior
O Interior