"O turismo tem tudo a ganhar com a actividade cultural. Nós temos um bom produto, a História, o clima, o património, mas não somos ainda capazes de explorar devidamente estas potencialidades", avaliou Luís Patrão perante uma audiência composta por agentes do sector da cultura e do turismo.
Elogiou projectos do IGESPAR como o da Rota das Catedrais - resultado da cooperação com a Igreja Católica, que envolve 25 Catedrais de todo o país, incluindo Açores e Madeira - mas apontou que "não têm a espectacularidade de outras capitais europeias, portanto não podemos competir com elas".
"O que temos em Portugal é a autenticidade e a História, que deve ser contada no próprio local", sustentou, defendendo uma maior aposta nas visitas guiadas aos turistas que visitam o país.
Recordou dados de um inquérito realizado em Agosto deste ano, que apontava para a avaliação positiva de 91% dos inquiridos que tinham visitado Portugal, 44% dos quais com expectativas acima do esperado.
Luís Patrão recordou que, desde a criação do Turismo de Portugal, em 2007, tem vindo a apostar numa área nova de actividade: a da ligação entre turismo e cultura, através de projectos que estabeleçam pontes entre os dois sectores.
"O turismo não pode andar a pedir a chave à senhora que mora ao lado do castelo porque umas vezes ela está e outras não", exemplificou, entre as dificuldades o sector enfrenta em Portugal.
Luís Patrão apontou ainda que "há casos em que são exigidas obras, outros em que só falta animação e vontade" para realizar iniciativas de atracção turística.
"Uma visita guiada a um monumento durante a qual se conta a sua história pode ser inesquecível", salientou o presidente do Turismo de Portugal, apontando ainda que o país está na lista dos 20 maiores destinos turísticos do mundo, mas não na lista dos 20 maiores destinos turístico culturais.
Joss Croft, diretor regional europeu da Visit Britain, um organismo que promove o Reino Unido como destino turístico, referiu que 50% das pessoas que visitam o país passam apenas por Londres.
O grande objectivo desta entidade financiada pelo Governo britânico "levar os turistas a explorar o país".
Nos estudos de mercado que têm efectuado, descobriram que "poucos visitantes se classificam como turistas culturais, mas os seus interesses vão habitualmente lá parar".
Joss Croft indicou que o Reino Unido é sobretudo procurado pelos museus, pelos pubs (bares populares), pelo futebol e pela história.
(ES)
"O que temos em Portugal é a autenticidade e a História, que deve ser contada no próprio local", sustentou, defendendo uma maior aposta nas visitas guiadas aos turistas que visitam o país.
Recordou dados de um inquérito realizado em Agosto deste ano, que apontava para a avaliação positiva de 91% dos inquiridos que tinham visitado Portugal, 44% dos quais com expectativas acima do esperado.
Luís Patrão recordou que, desde a criação do Turismo de Portugal, em 2007, tem vindo a apostar numa área nova de actividade: a da ligação entre turismo e cultura, através de projectos que estabeleçam pontes entre os dois sectores.
"O turismo não pode andar a pedir a chave à senhora que mora ao lado do castelo porque umas vezes ela está e outras não", exemplificou, entre as dificuldades o sector enfrenta em Portugal.
Luís Patrão apontou ainda que "há casos em que são exigidas obras, outros em que só falta animação e vontade" para realizar iniciativas de atracção turística.
"Uma visita guiada a um monumento durante a qual se conta a sua história pode ser inesquecível", salientou o presidente do Turismo de Portugal, apontando ainda que o país está na lista dos 20 maiores destinos turísticos do mundo, mas não na lista dos 20 maiores destinos turístico culturais.
Joss Croft, diretor regional europeu da Visit Britain, um organismo que promove o Reino Unido como destino turístico, referiu que 50% das pessoas que visitam o país passam apenas por Londres.
O grande objectivo desta entidade financiada pelo Governo britânico "levar os turistas a explorar o país".
Nos estudos de mercado que têm efectuado, descobriram que "poucos visitantes se classificam como turistas culturais, mas os seus interesses vão habitualmente lá parar".
Joss Croft indicou que o Reino Unido é sobretudo procurado pelos museus, pelos pubs (bares populares), pelo futebol e pela história.
(ES)
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