quinta-feira, dezembro 02, 2010

> Inauguração da Exposição "Mário Costa - 30 Anos de Arte"_HOJE, 02.12.2010, 18H30_Galeria Tinturaria_patente ao público até 30 de Dezembro'10



> Inauguração da Exposição "Mário Costa - 30 Anos de Arte"

Localizada no Rossio do Rato, a Galeria de Exposições Tinturaria vai ter patente ao público, de dois a 30 de Dezembro, uma exposição de pintura de Mário Costa que mostra o seu percurso como artista durante 30 anos de carreira.


MÁRIO COSTA nasceu na Vila de Unhais da Serra, concelho de Covilhã, a 14 de Outubro de 1951. Aos 7 anos inicia a instrução primária na sua terra natal, onde conclui a 4ª classe. Aos 13 anos começa a aprender a arte de alfaiate que acaba por abandonar passado pouco mais de um ano. Com 14 anos emprega-se na "Penteadora", em Unhais da Serra, no sector de energia hidroeléctrica, onde ainda se mantém.
Na escola - onde teve como "mestre" o saudoso professor Abranches - já era reconhecido pelos colegas e professores com desenhos deslumbrantes que fazia. Os seus primeiros trabalhos foram desenhos baseados em figuras (a cantora Gigliola Cinqueti e cowboys). Por volta de 1968, os antigos colegas da escola incentivaram-no a pintar para fazerem uma exposição colectiva em Unhais da Serra que se realizou com enorme sucesso. Pintava a óleo, o que ainda hoje acontece. Fazia as próprias tintas, comprando, na antiga Farmácia Pedroso, as anilinas, o óleo de linho e o secante, para fazer as tintas, pintando sobre platex por não ter possibilidades económicas para adquirir tela. A partir desta altura não mais parou, mesmo enquanto cumpria o serviço militar que durou cerca de 3 anos.

Em Agosto de 1975 casa com Maria Gabriela Antunes Rodrigues, que tem sido a sua maior admiradora. Os seus temas preferidos são as figuras e lugares da nossa região, com especial destaque para os recantos típicos. Entre desenhos, aguarelas e óleos, já executou mais de 400 trabalhos, tendo apenas em seu poder cerca de 20 telas.

Em exposição permanente, tem vários quadros na Guarda (Galeria Época), em Castelo Branco (Galeria Manuela Cruz), em Coimbra (Galeria Arte Estúdio) e na Covilhã ("Nuances" e "Maison dOr"). Está referenciado no dicionário de Artistas Plásticos de Portugal, na "Editora Estar" (Lisboa) que inclui todos os artistas que integram a História da Arte Portuguesa. Está representado através de colecções na Câmara Municipal da Covilhã e do Fundão, Comissão Regional de Turismo, Museu Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco), Universidade da Beira Interior, Palácio Sotto Mayor (Figueira da Foz), Museu Regional de Sintra, Associação "Cava Juliana" (Covilhã), etc. No estrangeiro, está igualmente representado no Luxemburgo, França, Inglaterra, Estados Unidos, Marrocos, etc.

Sem comentários: