terça-feira, setembro 21, 2010

Carta aberta Unidos Tortosendo - comunicado Junta de Fregusia de Tortoseno

Exmos. Senhores,

Face a uma carta aberta da Direcção do Unidos Futebol Clube do Tortosendo (UFCT), dirigida ao Presidente da Câmara Municipal da Covilhã (CMC) e Presidente da Junta de Freguesia de Tortosendo (JFT), vem a Junta de Freguesia de Tortosendo emitir o comunicado que juntamos em anexo.

Cumprimentos,



Junta de Freguesia de Tortosendo

COMUNICADO

Face a uma carta aberta da Direcção do Unidos Futebol Clube do Tortosendo (UFCT), dirigida ao Presidente da Câmara Municipal da Covilhã (CMC) e Presidente da Junta de Freguesia de Tortosendo (JFT), cujo teor em nada corresponde à verdade pelo vimos prestar os devidos esclarecimentos:

1. Tanto a Junta de Freguesia de Tortosendo como a Câmara Municipal da Covilhã têm vindo a apoiar as actividades do UFCT.

2. O apoio, sempre prestado ao UFCT, tem duas vertentes : apoio financeiro directo (atribuição de subsídio) e apoio financeiro indirecto (a autarquia assume directamente custos das actividades do UFCT).

3. No que respeita a apoios para a época 2010/2011 não é verdade que tenha havido ausência de resposta da JFT e CMC, tendo havido diversos contacto.

- Da parte da JFT já foi garantido apoio financeiro para a época 2010/2011:

- foi cedida ao UFCT a exploração da Piscina do Tortosendo que se traduziu num apoio financeiro de 7.393, euros

- Em estreita colaboração com a JFT, o UFCT tem organizado o Campo de Férias de Verão - desta actividade resultou um lucro líquido em 2010 de 3.000,00 euros. Salientamos que a JFT assumiu custos de refeições (4.200,00 euros), entre outros apoios logísticos.

- A CMC no seguimento de diversos contactos havidos deu conta, por escrito, de que sempre apoiou as actividades do UFCT no últimos anos - de 1998 a 2010 - 228.880,20 euros de subsídios. No mesmo contacto a CMC mostrou que tem reconhecido o trabalho desenvolvido pelo UFCT e que é com base no trabalho desenvolvido que atribui subsídios.

- no ano de 2010 apoiou o UFCT em 10.000,00 euros, subsídio que foi entregue ao UFCT via JFT - Março - 5.000,00 euros e Setembro - 5000,00 euros.

- O somatório das verbas que deram entrada no cofres do UFCT em Setembro de 2010 - 15.393,00 euros - representam 91% do orçamento de despesas apresentado pelo UFCT para o Basquetebol do Unidos com base em 200 atletas - custos com treinadores, monitores, transporte de desportistas, minibasquetebol, Sub 14 Masc., Sub 14 Fem., Sub 16 Masc., Sub. 16 Fem. Sub. 19 masc. e Sub. 19 Fem.

4. É lamentável que se use o nome da Junta de Freguesia de Tortosendo e Câmara Municipal da Covilhã para justificar a suspensão da actividade de 130 desportistas, quando estas entidades continuam a apoiar as actividades culturais e desportivas do UFCT. Perguntamos qual é apoio do Instituto do Desporto de Portugal, Ministério da Cultura entre outras entidades com responsabilidades nas actividades desenvolvidas pelo UFCT.

5. Para além dos apoios atrás descritos a JFT, em sintonia com a CMC, tem encontrado diferentes formas de apoiar o UFCT no decorrer das suas actividades.

6. De Setembro de 2009 a Setembro de 2010 o apoio ao UFCT dado ascendeu a cerca de 45.000,00 euros:

Apoio Financeiro Directo - 30.361,00 euros
Aluguer de Sala para formação profissional - 1750,00 euros ;
Sopas do Tortosendo - 2.468,80 euros;
Campo de férias de Verão 2009 - 3.000,00 euros ;
Campo de férias de Verão 2010 - 3.000,00 euros ;
Exploração da Piscina do Tortosendo - 7.393,00 euros ;
Apoio CMC (pago via JFT) - 10.000,00 euros
"Tortosendo Rock" - 2.000,00 euros ;
Mesa de Som - 750,00 euros
Custos assumidos pela JFT respeitantes as actividades do UFCT -14.239,50 euros
Apoio basquetebol (aluguer viaturas; portagens; transporte de atletas, combustível) - 8.192,00 euros
Cachet Teatro "Nada do Outro Mundo" - 1.500,00 euros (o UFCT ficou com receita bilheteira);
"Tortosendo Rock" - 347,50 euros ;
Refeições campo de férias de Verão 2010 - 4.200,00 euros

6. Face ao exposto, condenamos veemente o conteúdo da carta aberta da Direcção do UFCT e rejeitamos, de todo, a justificação dada para a suspensão da actividade, pois a Instituição sempre mereceu da JFT e CMC todo o apoio para o trabalho desenvolvido

7. Só com má fé ou outros propósitos é que a Direcção do UFCT fundamenta a suspensão de actividades, com base nas inverdades citadas na carta aberta.

Tortosendo, 21 de Setembro de 2010

6 comentários:

Miguel disse...

Boa resposta por parte do Sr. David (em tempos presidente do Unidos) a defender com todas as garras a junta e o seu querido presidente da câmara carlos pinto. Contudo os números que lança nem sempre correspondem à realidade. Primeiro, o clube não irá fechar portas, a actividade desportiva (basquetebol) fica suspensa por falta de apoio na presente época. É importante ter em isto em conta, o funcionamento do clube está garantido, o basquetebol é que não consegue continuar. Muitas das verbas que o David menciona não foram para o basquetebol, daí o problema da viabilidade da modalidade ser pertinente.
O que é verdade é a imensa ajuda dada por parte da Junta de Freguesia, nomeadamente do presidente Carlos Abreu. Sem essa ajuda o basquetebol (e provavelmente o clube) já teria acabado. Mas por parte da câmara isso já não verdade. Todos sabemos do dinheiro que esta câmara gasta no futebol, ignorando a existência de outras modalidades. Se o basquetebol no Unidos acabar por falta de apoio da câmara não será certamente a primeira vez que algo semelhante acontece no nosso concelho. A justificação da câmara para não apoiar a modalidade é ridicula, alegam que devido a cortes orçamentais por parte do governo não podem ajudar ninguém este ano (ninguém expecto os clubes de futebol pois claro), mas quando foi preciso gastar centenas de milhares de euros na recepção à selecção não se ouviu falar em cortes orçamentais.
Por fim, não acredito que a carta tenha sido escrita em má fé como refere o David, mas antes um último grito para salvar uma modalidade que proporciona um lugar onde 130 jovens praticam desporto em vez de vaguearem pelas ruas ou enfiados no quarto em frente de um ecrã de pc.

jgtd disse...

"foi cedida ao UFCT a exploração da Piscina do Tortosendo que se traduziu num apoio financeiro de 7.393, euros"

- Não é verdade que 30% desse valor foi para a junta?

- Não é verdade que a junta se livrou de algum trabalho...

- Também é verdade que o Unidos teve despesas acrescidas, para além do trabalho...

- O valor do Unidos não chegou à metade do valor divulgado.

Falaremos depois dos campos de férias cujo o trabalho se paga e que tanto tem valorizado o Tortosendo...

Não se esqueça que já foi Presidente do UNidos... e por aqui me fico.

Miguel Correia disse...

Bem 45.000 euros em 12 meses é de facto muito dinheiro!... E esta resposta da JFT se esclarece muita coisa, deixa em dúvida muitas outras...

De facto o Basquetebol é uma modalidade marginalizada e abandonada pela CMC, de resto como todas as outras à excepção do Futebol(no SCC e na ADE, importa referir). Acho que era interessante, se alguém publicasse os apoios dados à formação do SCC e à ADE nos últimos 5 anos. E talvez poderíamos comparar com o "abandono" que foi feito a algumas colectividades.

Quando oiço alguém falar em política desportiva da CMC, rio-me... pois na minha opinião pessoal a CMC não tem política desportiva ou melhor ter tem mas é ultrapassada, comparável com a que era praticada à 20 anos atrás, curioso que era o mesmo presidente na altura.......

Mas penso que o Unidos vai continuar com o Basquete certamente, a sua secção parece me ser organizada, e acho que esta carta aberta, foi um bluff à Benfica ("se n fazem como queremos... n entramos!!!!").

Anónimo disse...

Gosto muito destas opiniões, mas esquecem-se que já existiram no concelho da Covilhã outros clubes que tiveram a secção de basquetebol e que tiveram que fechar a porta por falta de verbas incluindo o maior clube da região o C.D.C., isto para dizer que à muitos anos que o Unidos do Tortosendo sempre foi apoiado pela sua junta de freguesia e pela câmara da Covilhã,esquecem-se que existem mais clubes no concelho que à muitos anos não têm apoio nenhum, nem das respectivas juntas nem da câmara municipal.
Olhem para dentro e digam qual é o valor que gastam com os treinadores(sabendo eu que existem treinadores a ganhar 250 euros mensais, metade do ordenado minimo nacional, para estarem ai a treinar de 4 a 6 horas semanais, fora os outros treinadores que ganham pelo menos 170 euros. Como querem sobreviver com estes gastos todos, depois vêm fazer um ultimato a sua junta e à câmara municipal.
Quando os clubes do tortosendo começarem a pedir o que vocês pedem, a junta de freguesia fecha aporta porque não tem dinheiro para tudo.

Anónimo disse...

Nuno Reis
Gosto de ver o que escreveram em relaçao a um antigo presidente que consiga todos os apoios para o unidos, ai já não reclamaram que era dos poucos clubes do concelho que tinha direitoa aos subsidios tanto da câmara como da junta. Agora que ambos cortaram o apoio (como dizem)têm que acabar com a secção.
Sabemos que no nossso concelho so existem dois clubes (s.c.c.e a.d.e.)modalidade futebol mas se repararem bem até a estes lhe cortaram oalgum subsidio.
Como é que um clube pode sobreviver tendo poucas crianças do tortosendo a praticar a modalidade, a maior parte deles vem de fora com transporte do clube(desde Vila do Carvalho, Covilhã, Ferro, Boidobra,Belo zezere, Tortosendo9, todos os dias.
Qual é o clube que consegue fazer isto?
Devem continuar com a modalidade mas como funcionava antigamente, nao se ia buscar ninguem,a maior parte era prata da casa e outros se queriam iam ter ao pavilhão.

Anónimo disse...

Estou estupefacto com a sabedoria destes anónimos, principalmente o que fala de valores recebidos pelos treinadores. Pois informo que eles nem metade destes valores recebem,e mais vos digo que, se os recebessem era bem merecido pelo excelente trabalho que fazem ao nível da educação, formação e desportivo, que tão bons resultados têm dado ao Tortosendo no últimos 10 anos.
Em relação aos apoios da Câmara e Junta, não se pode chamar apoio, pois É DEVER E OBRIGAÇÃO DELES apoiar a formação e educação do fututo do País, e em vez disso elaboram cartas miseráveis com contas absurdas, sendo que o que está aqui em questão são as CRIANÇAS.
E falando no Tortosendo, qualquer dia as crinças jã vaõ brincar e fazer desporto para ... ups, para onde? só se for para as carta inútil que se destina a quem forma, educa e ensina ... Fica este registo para quem só pensa em criticar destrutivamente e defendem que tem realmente essa obrigção e dever e de certeza que não recebem 250€, mas sim mais do dobro ...

Saudações

Ass. Luís